Massoterapia

Shiatsu

O significado da palavra shiatsu é "pressão como os dedos", esta técnica é de origem japonesa e baseia-se na pressão não apenas dos dedos mas também dos cotovelos, joelhos e mãos sobre os pontos da acupuntura para trazer de volta o equilíbrio da energia do organismo.

Os praticantes do shiatsu sabem que há uma força vital chamada ki que circula por todo organismo através de meridianos interligados entre si por todo o corpo. Cada meridiano está ligado a um órgão ou função dentro do organismo por onde circula o ki, sendo que cada ki pode ser conectado em certos pontos chamados "pontos de acupuntura" ou como é conhecido em japonês "tsubos" que traduzido seria vaso.

Todos nós estamos enquadrados na categoria de pessoas "meio saudáveis", já que nem sempre nossas energias estão totalmente equilibradas, daí a utilização do shiatsu como técnica preventiva que vem ajudar o organismo a buscar este equilíbrio através do fluxo da ki dentro dos meridianos. As doenças são provocadas pela estagnação de energia nestes meridianos, onde o terapeuta tem uma gama de itens aos quais ele recorre para fazer um diagnostico em sua anamnese.

O shiatsu tem como objetivo tratar a causa do problema e não apenas o problema em si. Como muitas vezes as causas são complexas e uma avaliação da situação física e psicológica do paciente demanda muita experiência e familiarização com o paciente, o ideal é que a técnica do shiatsu seja aplicada ao corpo todo.

Como foi explicado, toda doença é causada pelo excesso ou deficiência da ki e temos que saber que para o terapeuta oriental, principalmente aquele que faz uso da Medicina Tradicional Chinesa não existem doenças e sim síndromes, que tem o nome dos climas, vento, calor, umidade, secura e frio, mas estes que sacrificam a saúde das pessoas não são os piores vilões e sim as emoções, que seriam a raiva, euforia, preocupação, trsiteza, e medo, mas este será um tema de uma matéria próxima pois e muito complexo.

Mas como saber se o organismo está com excesso ou deficiência de ki, já que não é nada visível? Bom, com o passar do tempo o profissional aprende a sentir o excesso ou deficiência da ki no organismo do paciente através do contato com as diferentes partes do corpo tendo como sinal o tipo de dor sentida.

Portanto, o que conta muito nesta hora é a experiência da pessoa em Elementologia Chinesa que está aplicando a técnica. A técnica do shiatsu não utiliza óleo como na massagem comum que conhecemos, além disto dispensa qualquer equipamento especial.

É importante que a pessoa que aplica a técnica do shiatsu esteja vestido confortavelmente com roupas largas e leves assim como o paciente.

O ambiente deve ser aconchegante e arejado, como em qualquer outra técnica de massagem e o piso deve ser acarpetado, já que todo o processo se dará sobre o piso.

A freqüência do shiatsu pode ser diária.

Matéria publicada em 03/02/2012