Como profissionais da área da Beleza sabemos que uma boa apresentação é fundamental.
Cabelos presos e limpos, pouca maquiagem e adornos, perfume discreto são essenciais para uma aparência agradável e acima de tudo profissional.
O uso de EPIs é obrigatório.
As luvas são prioridade, o uso delas evita a contaminação através de ferimentos, fungos e leveduras, além de deixarem as unhas da profissional sempre com boa aparência.
Limpar o esmalte nas mãos ou luvas: jamais!
Use um papel toalha para isso.
A máscara previne a inalação do pó que se desprende das unhas e planta dos pés quando lixadas. Esse pó nada mais é do que queratina pura que se instala nos pulmões e com resultados terríveis em longo prazo.
A touca também protege os cabelos do pó eliminado no lixamento. É bom lembrarmos que há fungos e leveduras em unhas e peles contaminadas, que podem se instalar no couro cabeludo.
Os óculos protegem os olhos das pontas de unhas e também do pó. Tem muitas manicures que tiveram descolamento da retina ao cortarem uma unha. Um avental em bom estado e com um bom corte protege o corpo e a roupa, sem contar que dá um toque diferenciado no profissional que o veste.
O calçado fechado protege os pés de acidentes, assim como as unhas da contaminação.
Vestir calça comprida é fundamental, pois, é uma roupa discreta e o mais importante, não deixa que o pó do lixamento, carregado de fungos, queratina, leveduras e outros microrganismos, entrem nas partes íntimas da profissional e fique nessa região o dia inteiro, juntamente com suor.
Materiais esterilizados são obrigatórios em todo atendimento.
Vocês agem assim?
Noto também que há profissionais que:
• Não levantam entre os atendimentos, portanto não fazem o sangue circular de maneira adequada levando ao aparecimento de varizes, celulites e gordura localizada (barriga);
• Não levantam para fazer suas necessidades fisiológicas, contribuindo para o mal funcionamento dos rins, resultando pés e pernas inchados, intestino preso e hemorróidas;
• Não se alimentam o dia todo, ficando anêmicas e com gastrite. Levantar entre um cliente e outro, ir ao banheiro quando assim o corpo pedir, comer nem que for uma fruta de 3 em 3 horas, fazer alongamentos quando possível para evitar a tendinite e dores lombares, são medidas que só irão acrescentar benefícios na vida de cada uma.
Amar a si mesma flui de maneira positiva tanto em relação aos clientes como no ambiente de trabalho. Uma velhice saudável resulta de atitudes preventivas e conscientes.
Valorizar a profissão, fazer o que gosta de maneira correta, ter auto-estima e respeitar o próximo, só leva a um caminho: ao sucesso.
Exija de você novas atitudes, sem se culpar e nem ter remorsos. Não basta querer ser a melhor, é preciso empenho e dedicação para isso.
E chegar ao sucesso: dá trabalho!
Pdga e Prof.ª Márcia Nogueira
|