As voluntárias que participaram do estudo e se declararam fumantes apresentaram mais manchas, além de uma redução na capacidade de elasticidade e hidratação do rosto. A atividade da camada protetora da pele, chamada de barreira cutânea, mostrou ainda uma relativa piora naquelas que estavam acima do peso ideal - considerando idade e altura. "A influência genética na barreira cutânea é praticamente nula, ou seja, ela é totalmente regulada por efeitos ambientais, biológicos ou hábitos de vida", explica Pereira, do InCor.
O uso de filtro solar e de hidratante foi apontado como aliado da pele saudável. O uso frequente do primeiro produto foi associado a uma melhora significativa de elasticidade. "Quando a pele tem pouca elasticidade, os sinais de envelhecimento, como rugas, ficam mais aparentes", diz Daniel Gonzaga, diretor de desenvolvimento de produto da Natura.
O hidratante foi relacionado à percepção de uma pele mais jovem. Em um teste cego, dermatologistas classificaram os participantes da pesquisa de acordo com a idade percebida e a quantidade de sinais no rosto. Os que usam hidratante apresentaram menos rugas e foram considerados mais jovens do que realmente são.

Os pesquisadores avaliaram a pele e os hábitos comportamentais de 1,4 mil mulheres em Baependi, no sul de Minas Gerais, entre 2012 e 2015. A cidade foi escolhida por ter uma ampla distribuição étnica e gênica, que pode ser comparada à média da população brasileira.
Por ser um município pequeno, com baixa mobilidade populacional, foi possível fazer uma análise do DNA de pessoas da mesma família para descobrir a herdabilidade, ou seja, a influência genética de cada característica na pele.
Uma segunda fase da pesquisa, que correlaciona hábitos alimentares à saúde da pele, foi realizada em São Paulo entre 2012 e 2016, com 1,1 mil pessoas. O estudo associa a dieta ovolactovegetariana - que exclui carne vermelha, peixe e frango da alimentação a uma melhor hidratação da pele e uma menor ocorrência de manchas e rugas.
A Adélia Mendonçautiliza-se da pesquisas e estudos para a realização de tratamentos faciais únicos, o que garante qualidade e eficácia dos produtos. Um grande diferencial apresentado são os produtos desenvolvidos para o clima e tipos de pele dos brasileiros, sem dispensar o que há de melhor na cosmética mundial. Cada cosmético é pensado dentro da necessidade da pele, mas também no clima em que vivem. Conhecer e direcionar seus cosmecêuticos para um público específico é uma das diretrizes da empresa
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Fonte: CidadeMarketing