HOME QUEM SOMOS CURSOS VITRINE EVENTOS CONTATO
(11) 98525-4063
 


 
 




 


Teoria%20telom%C3%A9rica%20do%20envelhecimento



 



Teoria telomérica do envelhecimento

A humanidade sempre procurou uma fórmula para retardar o envelhecimento, o “elixir da juventude”. E por muitos anos, a ciência buscou respostas para algumas perguntas sobre este fenômeno: O que é envelhecimento? Por que as pessoas envelhecem? Por que em algumas pessoas determinados órgãos envelhecem mais rapidamente que outros? Podemos retardar, parar ou reverter o envelhecimento?
 

Algumas teorias são propostas para explicar tal processo, entre elas, a teoria dos telômeros. Estudos científicos sobre o encurtamento telomérico, tem chamado a atenção das pesquisas biológicas em genética de envelhecimento, que buscam propostas de rejuvenescimento e melhoria na qualidade de vida.
Os telômeros apresentam uma função muito relevante que é manter a estabilidade dos nossos cromossomos ao longo da vida. Eles impedem que nossos cromossomos sejam danificados quando ocorrer diversas e sucessivas divisões celulares comuns a muitos processos fisiológico do ser humano.

Envelhecimento e a teoria dos telômeros

Os telômeros denotam importância imensurável no processo de envelhecimento. A porção final protetora do cromossomo - o telômero - é marcada pela repetição de uma respectiva sequência de bases nitrogenadas, a qual o DNA polimerase enfrenta dificuldades para se acoplar e sintetizar a cópia. Dessa forma, porções do telômero são perdidas a cada replicação do material genético, e o encurtamento dele implica uma paralisação no ciclo celular, visto que uma divisão celular, sem garantias de uma cópia "saudável" do DNA, não é realizada.
Dessa forma, há o condicionamento do envelhecimento por meio dos telômeros - teoria telomérica de envelhecimento -, no sentido em que a célula envelhece quando ela perde a sua capacidade de duplicação por comprometimento dos telômeros e, então, se inativará com o tempo, configurando-se como a senescência em si.
 
Essa é a condição natural de envelhecimento à qual as células estão submetidas, mas elas possuem uma regulação positiva quanto a isso: a telomerase. Essa enzina é considerada um relógio biológico, um marcador a indicar que a senescência celular irá se instalar inevitavelmente. Sendo ela, fundamental na regulação da atividade celular, restituindo os telômeros ao adicionar bases nitrogenadas na porção final do cromossomo.
A telomerase possui uma extremidade proteica e outra de RNA com nucleotídeos complementares aos dos telômeros. Quando se encontram a fita de nucleotídeos da enzima e do telômero se pareiam e conforme a telomerase se desloca sobre ele novos nucleotídeos teloméricos surgem, assim a camada protetora dos cromossomos é reposta, possibilitando novas duplicações celulares.
Surpreendentemente, várias células humanas não expressam telomerase. A maioria das nossas células somáticas normais ao perder segmentos de seus telômeros na mitose, sofrem um encurtamento telomérico não reparado, indicando que a telomerase não está agindo. Existem células que não apresentam senescência, em que a divisão celular se mantém com alto potencial de multiplicação, imunes à ação do tempo. São as células germinativas, que estão relacionadas com a perpetuação da vida: as células tronco, que atualmente são aplicadas aos transplantes para promover regeneração e possível tratamento de doenças que afetam a humanidade. E as células cancerígenas, que são motivos de estudos para se encontrar a cura definitiva do câncer.
Contudo, a atividade da telomerase é uma faca de dois gumes. Sua ação pode ser tanto benéfica quanto maléfica. Por um lado essa ação é importante e benéfica para a vida já que impede o envelhecimento precoce, mas por outro ela pode ser muito danosa como nos casos cancerígenos em que a telomerase é reativada permitindo que as células cancerosas se proliferem.
Provavelmente outra pergunta passou pela sua mente neste momento: E agora, o que faço para manter meus telômeros longos e evitar o máximo seu encurtamento? Primeiramente, é importante saber que o tamanho dos telômeros é determinado geneticamente. Não podemos modificar isso, mas mesmo que a pessoa não apresente uma genética favorável, podemos agir sobre os fatores que contribuem para preservar o comprimento dos telômeros, e assim, evitar o envelhecimento precoce e ter uma vida melhor e com mais qualidade.

Anote estas dicas:

* Alimentação equilibrada e IMC adequado – as pessoas obesas têm maior o encurtamento telomérico e quanto mais se perde massa adiposa, mais alongado ficam os telômeros.

* Atividade Física – um estudo com 2401 participantes demonstrou quanto mais atividades físicas as pessoas praticam, mais se alongam os seu telômeros. Este estudo comprovou a importância da atividade física regular para prevenir o envelhecimento.

* Diminua o estresse oxidativo – os radicais livres levam ao estresse oxidativo e a processos inflamatórios no organismo que aceleram o envelhecimento. Além de consumir alimentos antioxidantes, é necessário realizar tratamentos estéticos com ativos tópicos antioxidantes e que atuem no estresse oxidativo.

* Consuma vitamina D e vitamina B9 – estudos afirmam o poder dessas vitaminas no alongamento dos telômeros e melhor preservação dos cromossomos.

* Fatores como o cigarro, o sol sem proteção, álcool, estresse e poluição também afetam os comprimentos dos telômeros e aumentam o estresse oxidativo. Por isso, é necessário estar ciente da importância do uso de fotoprotetores diariamente.

* Finalmente, adote uma vida mais saudável, tranquila e equilibrada. Estes hábitos estão associado a maiores telômeros, em todos os estudos.

Adélia Mendonça Cosmiatria Avançada

Os benefícios deste conhecimento ofereceram muitos avanços para áreas de diferentes atuações, e é claro a cosmiatria não ficou de fora, trazendo várias novidades para o nosso cotidiano. Dentro deste conceito Adélia Mendonça traz uma proposta inovadora através dos mais completos blends de ativos do mercado, além de alta concentração e biotecnologia, que permite alcançar resultados excelentes e muito satisfatórios com o uso da alta tecnologia utilizada para produzir os produtos cosméticos que podem interferir neste processo e prevenir o envelhecimento precoce da nossa pele.

Conheça os dermocosméticos que ajudam na vida útil dos telômeros:

* Revival Ageing - sérum anti-idade desenvolvido para revitalização das células dérmicas, restabelecendo sua umectação e oxigenação, prevenindo a perda de tônus e elasticidade da pele. Possui um blend de ativos que atuam sobre as rugas mais profundas e reposição de fitoestrógenos, sendo indicado para o tratamento de pele com sinais de envelhecimento avançado. Indicado para mulheres com peles menopáusicas ou rugas e sulcos em estágio avançado.

* Revival Liffiting - Loção tensionadora com DMAE: Possui um rico blend de ativos, dentre eles o DMAE liquid base, reconhecido como o mais potente firmador cutâneo. Atenua rugas finas e linhas de expressão, reduz a flacidez e o aspecto cansado do rosto. Além disso, também melhora o tônus muscular e aumenta a definição e contorno dos lábios e de todo o rosto. Indicado para peles em quadros de rugas associados a flacidez.

* Precious Cell Complex - sérum facial com células-tronco vegetal, neuroestimuladores de endorfina (hormônio da felicidade) e fatores de crescimento. O produto atualmente é destaque em revistas especializadas de beleza como um dos mais eficazes produtos em tratamento antiaging e rejuvenescedor. Associação exclusiva de ativos com poder incrível de regeneração celular que é um sucesso em recomendações dermatológicas!

* Plenitude Poison Serum - nanoserum desenvolvido a partir da Waglerin-1 – peptídeo encontrado no veneno da cobra Tropidolaemus wagleri e Promove um relaxamento da contração muscular com efeito miorelaxante e resultados no rejuvenescimento de mais de 60 pontos da face. Com power retinol, nanovitamina E e spilanthol.

* Plenitude Matrigenic Laser Serum - atua no combate da inversão geneticamente programada do triângulo da beleza, com um concentrado das bases férteis da alga Undaria pinnatifida, reativa os genes cutâneos hibernados elevando a taxa de reestruturação da matriz extracelular. Ainda, atenua as linhas de expressão, prevenindo e suavizando as rugas através do mecanismo de ação que condiciona a derme e melhora suas propriedades tensoras. Possui ação de laser tópico (laser sérum), convertendo o espectro luminoso solar em aspectros derivados da luz vermelha visível na pele, de alto potencial colagênico.

* Linha de fotoprotetores Daily Protection FPS 20, 30, 50, 60 e Cover – constituem um tratamento multifuncional aliando fotoproteção a um completo tratamento antiaging, antioxidante, regenerador celular e de alto grau de hidratação. Sua ação combinada trata e previne os efeitos nocivos da radiação solar e o surgimento de rugas e linhas de expressão.
 
Para mais informações acesse:
www.adeliamendonca.com.br/blog
SAC: (37) 3551-2000
 

 
 








 


(11) 98525-4063
2015 - Belezain - Todos os direitos reservados. Termo de responsabilidade.

Desenvolvido e Hospedado por Megainter