Helena Rubinstein
Helena Rubinstein nasceu na Polônia em 1871, com 18 anos foi morar em Melbourne/Austrália, e aos 20 anos iniciou seu negócio no ramo de cosméticos. Elaborou um creme facial que ficou muito conhecido, de Melbourne foi para Londres em 1902, depois foi para Paris em 1906 e em 1912 foi para Nova Iorque. Criando assim seu império dos cosméticos, que lhe trouxe reputação internacional.
Uma mulher encantada com as artes, colecionava várias obras de grande valor financeiro, esculturas africanas, pinturas e esculturas da arte Oriental e da Oceania, além de antiguidades egípcias. De gosto exótico e eclético era apaixonada pelas novidades da modernidade.
Amiga e protetora de muitos artistas, foi pintada 27 vezes pelos mais famosos pintores dos Estados Unidos e Europa. Seus retratos foram expostos em grandes museus.
Criou uma fundação em 1953, e seu lema era “minha fortuna veio das mulheres e como tal deve beneficia-las, bem como seus filhos no sentido da melhoria de sua qualidade de vida”. Patrocinava bolsas de estudo para jovens mulheres para o ingresso a cursos superiores não tradicionais.
Após seu falecimento sua fundação tornou-se principal beneficiária de seu legado. Sua diretoria seus projetos filantrópicos, promovendo a ideologia de Helena Rubinstein.
Mafalda Ruiz Domingues
Consultora e Profª de Estética
ruizmalf@gmail.com