A Reclamação Destrói
...Fere profundamente o outro;
...Não muda ninguém;
...É altamente contagiosa;
...Acentua traços e comportamentos negativos;
O poder dessas “facadas” afiadas e corrosivas é percebido quando você se dá conta de que aquele único golpe desfaz vinte anos de doçura. Isso mesmo vinte anos!
O efeito do golpe é similar ao de uma nuvem radioativa em uma área que seria, anteriormente, terra fértil. A terra fica então contaminada pela ”radioatividade” que, mesmo que se semeie e plante, nada consegue criar raízes.
Palavras amáveis depois de uma facada encontram solo hostil...
Todos reclamam uma hora ou outra; isso é normal. Mas eu não devo me tornar uma pessoa extremamente crítica.
Tudo o que precisamos e queremos é alguém que acredite em nossas habilidades e aceite os nossos defeitos, pois todos os têm.
É possível que qualquer um de nós frustremos as tentativas de outra pessoa por causa de nossas respostas.
Cada um de nós precisa de apreciação e elogio. A apreciação é o reconhecimento verbalizado. Motivar verdadeiramente significa que nós acreditamos no potencial que a outra pessoa tem de aprender algo de forma adequada. Isto também significa ter paciência para estar com a pessoa à medida que ela aprende, mostrando, enquanto isso, que acreditamos nela.
Você precisa ter confiança e acreditar nas habilidades da outra pessoa. Você pode estar dizendo isto agora: “Sim, mas você não conhece o cônjuge/patrão/namorado/familiar que eu tenho que agüentar”. Você está certo, eu não conheço, mas você não deve limitá-lo à convicção de que ele nunca será diferente de quem é hoje!
Marta Cristina Leite Ferreira
Psicóloga Clínica
marta_ferreira@uol.com.br