HOME QUEM SOMOS CURSOS VITRINE EVENTOS CONTATO
(11) 2604-3070
 


 
 




 

Terapia Guashá: Saúde e Estética Chinesa - Prof. Jóji Enomóto



 

 

 

Terapia Guashá: Saúde e Estética Chinesa

         Prof. Jóji Enomóto

Introdução:
Guashá é uma popular técnica de terapia chinesa que consiste em estimular a superfície da pele (epiderme) para mobilizar o Qi (Bioenergia), Xue (Energia Sanguínea), para assim, promover a eliminação da energia perversa (Shá) e de toxinas acumuladas em nosso organismo, promovendo e estimulando o reequilíbrio bioenergético, e assim, o estado de saúde.

Estes estímulos podem ser realizados com o uso específico de pequenas placas de jade, pedras vulcânicas, osso polido ou mesmo com as mãos, e com o uso de óleos ou loções terapêuticas para potencializar os seus resultados.

        

 

     Origem:

Os animais, por instinto, estimulam os locais doloridos em seus próprios corpos para o alívio dos mesmos.

Na China, encontram-se registros que remetem ao período Pré-histórico que segundo tradição oral, atentam o uso de pedras com formato pontiagudo (pedras Bian) para o estímulo de regiões e pontos dolorosos (pontos Ashi da acupuntura).

As pedras “bian” foram descobertas durante uma exploração arqueológica na região chinesa da província de Anyang, e datam de 1700 a.C.

A MTC possui em seu arsenal de terapias externas, muitas técnicas além da acupuntura, sendo as mais utilizadas o Guashá, o Tuiná  (massoterapia), o Jiu Fá (Moxabustão) e o Guan Fá (Ventosaterapia).

 

Significado da palavra Guashá 

      São dois os ideogramas que compõe a palavra Guashá :

Guá = Raspar / arranhar

Shá = Febre (Energia Perversa)

Os materiais mais comuns são os de osso (chifre bovino), Jade (muito utilizado) e os de  Pedra Bian (rochas vulcânicas).

 

 

Mecanismos de Ação:

Segundo a MTC, a ação de friccionar a superfície da pele com a espátula de Guashá, provoca a mobilização da chamada “energia estagnada” ou Qi Perverso localizado na profundidade para a superfície e dos canais de acupuntura locais (meridianos de acupuntura), além de promover a liberação do xue “estagnado” (chamada energia sanguínea).

O estímulo provocado pela manobra do Guashá promove a vaso dilatação do local, melhorando o fluxo de sangue e assim, o transporte de oxigênio e nutrientes.

Indicações da Terapia Guashá:
A Terapia Guashá é muito utilizada na China e no mundo no tratamento de saúde, nos casos de dores, substituindo em alguns casos o uso de agulhas na acupuntura, e também recentemente descobriu-se suas aplicações em estética (Guashá cosmético), para rejuvenescimento facial e redução de medidas corporais, celulite, e etc.

 

Guashá no Brasil
O Prof Jóji Enomóto, um dos maiores divulgadores da terapia Guashá no Brasil, adaptou esta milenar terapia chinesa para que fosse possível ser aceita nos padrões dos cliente do Brasil,  de forma indolor e muito agradável!
A empresa ZOTS foi a primeira em parceria com o Prof. Enomóto a desenvolver uma série de modelos exclusivos de placas de Guashá, para terapias e principalmente em estética! Foram a pedido do Prof. Enomóto feitas em material de rocha vulcânica, que contém várias propriedades bioenergéticas e podem ser aquecidas para unir os benefícios do guashá com a termoterapia (como a moxaterapia e pedras quentes), ampliando seus benefícios a nossa saúde!

 
  Prof. Jóji Enomóto

          Acupunturista com estudos avançados em Acupuntura na Universidade de Medicina Chinesa de Beijing (BUCM) 2007

          Realizou Estudos Avançados em Medicina Tradicional Chinesa MTC/Acupuntura na WFAS (Beijing 2011);

          Radiestesista e Radiônicista membro da ABRAD;

          Membro do Conselho da World Federation of Chinese Medicine Societies (WFCMS);

          Autor de quase 30 mapas de Acupuntura e Terapias Naturaia, em língua portuguesa;

          Autor do Livro Terapia Shézhen – Editora Ícone – 2013 , Acupuntura Abdominal Chinesa  - ed. Above , Escalpopuntura Japonesa – Ed. Ícone – 2014

          Ministra cursos de Guashá Terapêutico e Guashá Cosmético em todo o Brasil;
contatos: email:
enomotosan@gmail.com / whatszap: (11) 98127.4566

facebook: joji enomoto

 

 

 
 

















 


(11) 2604-3070
2015 - Belezain - Todos os direitos reservados. Termo de responsabilidade.

Desenvolvido e Hospedado por Megainter