HOME QUEM SOMOS CURSOS VITRINE EVENTOS CONTATO
(11) 2604-3070
 


 
 




 

Pé diabético - Patrícia Thenório



 

 

 

Contato: Patrícia Thenório (Paty)
Podóloga
 
Tel: (11) 99777.9004
e-mail:patypodologa@hotmail.com
podologia

Pé diabético

 

Você já olhou para o seu pé com atenção?

Se é portador da diabetes, os seus cuidados devem ser redobrados. Devido ao aumento anormal de açúcar no sangue, os nervos podem ser danificados, o que é conhecido como neuropatia.

A diabete neuropática afeta principalmente os nervos responsáveis pela sensibilidade dos pés. Isso diminui a sensação de dor na região. Lesões como cortes, bolhas, calosidades, unhas encravadas, o uso de sapatos apertados, costuras de meias e até queimaduras pela areia da praia, podem ser o inicio do problema.

Uma lesão não tratada pode infeccionar, e uma infecção não tratada pode evoluir para gangrena. A gangrena, se não for tratada, pode ocasionar a amputação do pé ou da perna. A diabetes também pode danificar os vasos sanguíneos do pé, estreitando-os.

Vasos estreitos carregam menos sangue até aos pés, deste modo faltam nutrientes e oxigénio suficiente para combater as infecções. É aí que os pés se tornam ainda mais delicados e um pequeno corte já é muito perigoso.

Quando nervos e artérias estão danificados, as lesões rapidamente se complicam e ameaçam todo o pé e perna. Se mesmo assim não for tratada, a infecção pode ameaçar todo o corpo.

É muito importante que o portador de diabetes, tenha o cuidado de tratar seus pés mensalmente com um podólogo habilitado, mesmo tendo os pés sãos, pois é sempre melhor previnir!

• Se é diabético, previna-se! Trate os pés com um podológo habilitado, pelo menos 1 vez por mes;

• Faça a dieta correta, conforme orientação medica;

• Sempre use meias de algodão não se esquecendo que as mesmas deverão ser claras e com costuras de preferencia com corte laser, para que a costura não atrite com a pele.

• Ajuste a meia afim de que ela não faça dobras e também não atrite com a pele;

• Os sapatos também devem ser analisados, para que não haja recortes com costura por dentro deles, assim como ilhoses, cadarços e não esquecer de que eles jamais poderão ser apertados.

 

 
 

















 


(11) 2604-3070
2015 - Belezain - Todos os direitos reservados. Termo de responsabilidade.

Desenvolvido e Hospedado por Megainter