HOME QUEM SOMOS CURSOS VITRINE EVENTOS CONTATO
(11) 2604-3070
 


 
 




 

O que seus pés revelam! - Lucinéia Leite



 

 

 

Profa. Lucinéia Leite
Cursos - Fone: 11 5908.0175
Site:www.idealterapia.com.br
Podologia

O que seus pés revelam!

Nossos pés refletem nossa estrutura física e emocional.

Na reflexologia, pode-se observar se uma pessoa tem algum problema, observando-se e manipulando-se os pés.

Qualquer órgão que não esteja funcionando adequadamente poderá ser percebido através de seus pés no ponto onde é refletido. Assim, muitas vezes, os pés podem indicar que existe uma conexão entre os problemas que foram mencionados e outros que, possivelmente nem foram percebidos.

Assim como outras terapias orientais, a Reflexologia tem, provavelmente suas origens mergulhadas no tempo, na antiga China. A Índia e a China conheciam, ha cinco mil anos, uma forma de tratamento por meio de pontos de pressão.

Esse conhecimento foi se perdendo ao longo dos tempos e reaproveitado por outros ramos como a acupuntura. A base da teoria da acupuntura e, que em nosso corpo existem meridianos (canais invisíveis), que circula a energia.

Cada um deles possui vários pontos que, quando obstruídos não deixam a energia fluir, prejudicando a saúde física e mental. A acupuntura pressiona os pontos para desbloquear a corrente de energia e reequilibrar o organismo. Sendo seu objetivo restabelecer o equilíbrio energético e a saúde enquanto o desequilíbrio energético representa a patologia.

A reflexologia visa o equilíbrio da energia vital, também conhecida como Prana, Chi ou Ki, e tem sua teoria fundamentada na filosofia taoista. Por meio da massagem em pontos ou áreas especificas do pé, desperta-nos forças curativas, latentes que promovem um acentuado estímulo sobre os diversos sistemas: circulatório, glandular e nervoso.

Por ser um local de extrema irrigação sanguínea, a planta dos pés permite, pelo massageamento correto, um progressivo descongestionamento nas áreas a elas relacionadas. Assim, por reflexo, dá-se uma melhora evidente do fluir do sangue e da energia em cada órgão ativado pelos pontos.

Pela sensibilidade ou insensibilidade das áreas, alteração de cor, da temperatura, da textura da pele e a localização de cristais subcutâneos, nós podemos verificar as zonas bloqueadas mediante palpação, fazendo desta maneira um eficiente reflexo diagnose. A Reflexologia é uma forma de terapia manual usando pontos reflexos dos órgãos do corpo, que podem ser encontrados nos pés e nas regiões dos tornozelos.

Já na antiguidade, os chineses conheciam as zonas reflexas dos órgãos internos espalhados por toda a superfície do corpo. Essa ciência foi aplicada durante mais de mil anos, especialmente na acupuntura, para exercer influência sobre os órgãos e seus sistemas.

Afirmam os estudiosos que o universo e energia, assim como tudo que ele contem afetam o homem e todo o tipo de vida na terra. Fica evidente a existência de uma interação energética entre o micro e o macro cosmos. O homem pela respiração absorve a energia Yang e pela alimentação sorve a energia Yin.

Essas duas energias juntamente com a energia ancestral, formam as energias nutridoras e defensivas. Toda a medicina chinesa esta inserida na filosofia taoista cujos fundamentos estão baseados no micro, macrocosmos, Yin e Yang, os 5 elementos da natureza.

Nas extremidades superiores, os meridianos Yin vão desde o corpo ate os braços. Os meridianos Yang envolvem desde aponta dos pés ate o corpo. A Reflexologia foi descoberta por Dr. William Fitzgerald, nascido nos EUA em 1872, onde graduou-se em medicina e praticou em hospitais da Europa junto a professores conhecidos mundialmente.

Enquanto médico, do departamento de nariz e garganta, descobriu a zonoterapia e levou este conhecimento ao mundo médico. Faleceu em 1942. Ele considerou a possibilidade de tratar o corpo por meio de pontos de pressão identificados nos pés. Em 1916, o Dr. E. Bower descreveu publicamente o tratamento proposto por Fitzgerald, dando-lhe o nome de Terapia Zonal, cujo trabalho foi publicado no livro Zone Therapy.

Uma massagista americana, Eunice I. interessou-se pelo método e começou a aprender mais sobre ele, desenvolvendo um método de massagem sutil chamado Método Ingham de Massagem de Compressão, introduzindo novos diagramas aos já existentes.

Cuidados Diários
É importante que os nossos pés estejam sempre em boas condições. As unhas devem ser conservadas curtas e a pele áspera deve ser removida. Foi demonstrado que, se a unha do hálux (dedão) estiver muito comprida, e pressionar o lado do pé (reflexo da cabeça), podem ocorrer dores de cabeça.

Os pés de muitas pessoas são deformados pelo uso de sapatos inadequados. Isso prejudica a saúde porque os reflexos que ocorrem no local da deformidade são afetados. Em termos ideais, deveríamos caminhar descalços sempre que possível, permitem que os pés se movam livremente e a pele respire.

Hoje em dia é muito comum vermos o uso da reflexologia tanto na área de estética, quando a cliente se encontra na máscara, em consultório dentário, enquanto o dentista faz seu trabalho, temos um(a) profissional manipulando os pés de clientes mais tensos, em spas, clinicas de psicologias, etc.

Utilização de Oligoelementos na Reflexologia Podal.
Isso mesmo, a utilização dos oligolementos em géis, aplicados na sola do pé tem se mostrado muito eficaz no tratamento de diversos desequilíbrios.

Quer experimentar?
Uma gota do Gel de CuAUAg na sola dos pés antes de dormir – evita pesadelos, trabalha a insônia, relaxa.

Curso de Reflexologia Podal Dias 28 e 29 de Agosto – das 9 Às 17 horas Profª Lucinéia Leite CNT - SP 1804 Especialista em Nutrição Clinica e Ortomolecular, Fisiologia Humana, Saúde da Mulher no Climatério pela USP. Formada em Estética e Terapias Orientais, com formação em docente.

Principais clientes: Receita Federal - Escola Fazendária, Ministério da Agricultura, Pró Concursos - Escola Preparatória, USP - FO, Fundação CESP, Associação Banco do Brasil, Sesc e Senac. Idealizadora da Técnica Lipoescultura Manual Corporal - A Original. Diretora da Idealterapia - www.idealterapia.com.br

 

 
 

















 


(11) 2604-3070
2015 - Belezain - Todos os direitos reservados. Termo de responsabilidade.

Desenvolvido e Hospedado por Megainter