HOME QUEM SOMOS CURSOS VITRINE EVENTOS CONTATO
(11) 2604-3070
 


 
 




 

Sapato de salto alto e bico fino - Patrícia Thenório



 

 

 

Contato: Patrícia Thenório (Paty)
Podóloga
 
e-mail:patypodologa@hotmail.com
podologia

Sapato de salto alto e bico fino

Queridinho por nós mulheres, o salto alto nos traz:
• Moda
• Elegância
• Beleza
• Feminilidade

Porém por outro lado, o salto alto provoca o encurtamento nos músculos da parte de trás da perna ( batata da perna, panturrilha) causando dores na coluna (lombar principalmente), dores no joelho, calosidades, joanetes, unhas encravadas, desequilibrios, entorces de tornozelos e outros problemas.

É muito comum o uso do salto cada vez mais cedo entre as mulheres. Jovens e adolescentes (que ainda estão em fase de crescimento), essas são as maiores vítimas!

Infelizmente muitas vezes o salto alto é usado inadequadamente, gerando problemas posturais que alteram a marcha e ocasionam problemas nos pés e nas unhas. O ideal seria utilizar o salto alto em lugares planos, nada de escadas, ruas e calçadas sinuosas e/ou irregulares, nestas situações aconselha-se o sapato plataforma que deixa todo o pé praticamente em uma mesma altura.

Para o salto alto o mais indicado seria que acompanhasse o tamanho do Hálux (dedão do pé).

Evite também andar muito com as “rasteirinhas”, já que o pé fica solto e há uma descarga de peso do corpo no calcanhar. O ideal é comprar sapato no final da tarde ou de noite, pois os pés incham durante o dia.

Jamais compre um sapato menor que o seu pé, muitas mulheres compram sapatos justos para parecer ter um pé menor, não acredite no vendedor de sapatos, não irá lacear!

O sapato deve ser confortável na hora da compra e mesmo assim o ideal é mandar em um bom e velho sapateiro para colocar na máquina de lacear. Quem laceia sapato é máquina do sapateiro. Pé que laceia sapato sofre com bolhas, calos, unhas encravadas, joanetes, etc.

Evite modelos de plástico que deixam o pé umido e podem causar micoses. Sapatos apertados apertam os dedos, comprimem o dorso e a parte da frente dos pés, isto na reflexologia significa dor de cabeça, opressão e alteraçao respiratória. Já quando machuca o calcanhar, pode comprometer coluna lombar e joelhos.

Quando houver necessidade do uso do salto alto por muitas horas, ao chegar em casa faça uma massagem aleatória por todo o pé, priorizando onde estiver latejando. Para evitar bolhas, calos e calosidades massageie com creme para fazer o sangue circular no dedinho, na planta dos pés, nas articulações do tornozelo.

Massageie os dedos para todos os lados, massageie o dedão para o lado de fora se tiver dor na joanete. Dê preferência aos cremes a base de mentol ou arnica para massagear bem todas essas regiões que se atritam dentro do calçado.

Após essas massagens faça um escalda pés com um chá de hortelã, deixando os pés de molho por pelo menos uns 15 minutos, em seguida seque-os bem, finalize com um hidratante e bons sonhos!

Um abraço, Patrícia

Massagear os dedos para todos os lados;

 

Massagear o dedão para o lado de fora; se tiver dor na joanete.

 

De preferência aos cremes a base de mentol ou arnica para massagear bem todas essas regiões que se atritam dentro do calçado.

matéria publicada em 29/02/2012

 

 
 

















 


(11) 2604-3070
2015 - Belezain - Todos os direitos reservados. Termo de responsabilidade.

Desenvolvido e Hospedado por Megainter