HOME QUEM SOMOS CURSOS VITRINE EVENTOS CONTATO
(11) 98525-4063
 


 
 




 

Estação Inverno - Sandra Pellicciotta



 

Sandra Pellicciotta
Técnica em estética, administradora, pedagoga e Coordenadora do Colégio Sequencial
Tels.: (11) 7616.5638
email: sanpedagogia@terra.com.br

Estética

Estação - Inverno

Está chegando o inverno. É uma estação, mais aconchegante, o clima fica romântico, fondue, chocolate quente, chazinho, são algumas das delícias mais apropriadas para a estação.

Muitas pessoas redobram os cuidados com a pele somente durante o verão e esquecem que os tratamentos devem não só ser mantidos com a chegada do outono como é possível acoplar vários outros tratamentos que somente serão executados neste período.

Por causa do frio, as pessoas tendem a utilizar muitos agasalhos, casacos, meias alças por baixo de agasalhos, o atrito do tecido com a pele proporciona uma maior quantidade de pessoas com pelos encravados, a pele principalmente do rosto fica mais ressecada por conta da exposição ao vento e frio, porém o corpo também possui este ressecamento, pois a água do banho também é mais quente expondo a pele.

E é exatamente no inverno que as nossas clientes ficam mais receosas em retirar a roupa para os tratamentos estéticos. Por isso aqui vão algumas dicas para que possamos escolher tratamentos estéticos que possam proporcionar aos nossos clientes bem estar e relaxamento para enfrentar os gostosos dias de inverno.

Falar sobre os diversos tratamentos existentes na área da estética corporal e facial é simples, porém existem alguns questionamentos que a profissional deve fazer neste momento, como por exemplo: Tenho um espaço adequado para receber minha paciente agora no inverno? No meu espaço existem procedimentos direcionados para o inverno?

Embora muitas vezes o profissional tenha um espaço totalmente equipado, pode ter deixado de pensar em alguns itens como técnicas diferenciadas que possam atuar na fidelização desta paciente.

A partir de hoje conversaremos em varias etapas sobre os diversos tratamentos e adequações que poderão ser feitas para que você profissional possa atender ao seu paciente com qualidade e diferencial.

Diversos são os procedimentos que podem e devem ser introduzidos nos protocolos de tratamentos estéticos no inverno, como por exemplo, as hidratações profundas corporais e faciais, as desintoxicações metabólicas integrais, a carta de banhos de imersão (ofurô, hidromassagem, tinas etc..).

Luna Massage – massagem ativadora e relaxante com almofadas, massagem com velas aquecidas, massagens com pindas, com cilindros aquecidos, pedras quentes, toalhas quentes,

Tupá - massagem com óleos aquecidos na agua, Oriental Float massage, entre outras técnicas como os peelings que são adequados para ofertar ao cliente neste inverno.

Sobre todas estas técnicas destacaremos peculiaridades que agregarão aos profissionais novos conhecimentos ou atualização dos conhecimentos já adquiridos posteriormente.

No mundo moderno, com tantas tecnologias a disposição, com tudo mudando em um ritmo aceleradíssimo, as necessidades cotidianas de nossos clientes tem mudado e a necessidade do bem estar é algo que ganhou relevância.

1. Hidratação da pele

Estação fria e devemos nos preocupar em primeiro lugar com a hidratação da pele, pois com o calor da agua no banho, acontece o desgaste da gordura existente na camada superficial da pele deixando-a mais sensível a penetração de bactérias e fungos, além do aparecimento ou agravamento de problemas dermatológicos, como por exemplo, as dermatites de contato.

A hidratação no organismo se dá por via interna que acontece quando o suor constituído por agua e sais minerais, atravessam as varias camadas da pele chegando à epiderme, e é claro que devemos recomendar as nossas pacientes que tomem pelo menos 2 litros de água, faça frio ou calor.

A hidratação externa se dá através da reposição de agua por meio dos produtos cosméticos, nas camadas externas da pele. É bom lembrar que os produtos cosméticos devem possuir veículos e princípios ativos que proporcionem uma boa hidratação local.

Alguns dos princípios ativos mais utilizados nos hidratantes cosméticos corporais são: acerola, açaí, manteiga de cupuaçu, chá verde, extrato de íris florentina, glicina de soja, L carnitina, extrato de pequi, óleo de buriti, extrato de cacau, shitake, raffermine, hibiscus, óleo de coco entre outros.

Para falar de uma boa hidratação, temos que pensar incialmente nos esfoliantes, pois são eles que fazem a remoção das células mortas facilitando a penetração dos produtos cosméticos na pele. Existem vários tipos de esfoliantes os chamados esfoliantes de tração (gomage), os esfoliantes mecânicos ou físicos (pequenos grânulos, buchas vegetais), enzimáticos (a base de frutas mamaína, papaína) e químicos (ácidos).

A profissional esteticista deverá através de avaliação determinar o procedimento correto a ser utilizado. Como indicação, relato um protocolo onde é apresentado o passo a passo para hidratação com princípios ativos importantes para utilização nesta época do ano.

Este tratamento visa à estruturação do tecido corporal e é utilizado em situações onde a hidratação do tecido é importante. A manteiga de cupuaçu é considerada um excelente hidratante, pois sua alta capacidade de absorção de água possibilita a recuperação da umidade natural e a elasticidade da pele.

A tendência dos tratamentos estéticos de inverno é personalizar ao máximo a indicação de cada procedimento, pois cada pessoa tem organismo e um tipo de pele totalmente diferente da outra.

Lembre-se que o sucesso de seu procedimento está atualização do profissional e na escolha de bons produtos cosméticos!

PROTOCOLO:
Após avaliação, e adequação iniciar os seguintes passos:

1. Higienizar, de preferência com produto higienizante que não necessite enxague;

2. Utilizar esfoliante corporal realizando massagens circulares leves; 3. Retirar o esfoliante com lenços umedecidos aquecidos;

4. Aquecer a mão e aplicar com as mãos gel tônico em todo o corpo;

5. Aplicar creme + Blend óleo de alecrim por toda a região, realizando massagem suave;

6. Após a massagem envolver a paciente em filme osmótico e manter em manta aquecida por 30 minutos;

7. Desligar a manta e retirar a paciente encaminhando-a a ducha quente ou a banheira, entregue a paciente um sabonete líquido que poderá ser de chocolate, neutro ou alecrim.

8. Para finalizar aquecer as mãos e aplicar tônico gel.

Até a próxima!

Professora Sandra Pellicciotta.

 
 










 


(11) 98525-4063
2015 - Belezain - Todos os direitos reservados. Termo de responsabilidade.

Desenvolvido e Hospedado por Megainter