HOME QUEM SOMOS CURSOS VITRINE EVENTOS CONTATO LOJA VIRTUAL
(11) 2604-3070
 


 
 




 

SEITAI - Parte1 - Teruyoshu Hoga e Dina Hoga



 

SEITAI - Parte1

Teruyoshu Hoga e Dina Hoga 
Terapeutas

Tels.: (11) 9627-0738 / 9627-0311

Parte 1

A Técnica da Manipulação: “Para aplicar adequadamente a técnica, primeiramente adequar o equipamento”. Desde Antiguidade até hoje, todos os sábios dominam profundamente a relação do “equipamento” e da “aplicação”.A técnica da massagem é o equipamento do praticante e o efeito da massagem realiza-se através da técnica perfeita. “Se não tiver mão para a massagem, não as obtém resultado, mas se tiver, consegue-se abrir a passagem para o sangue e energia..”

 Para desenvolver a mão para a massagem é necessário desenvolver e dominar a arte da manipulação técnica.Não pensar que quem tem fosca pode massagear. O atleta de levantamento de peso tem bastante força, mas não entende da arte de massagem. Aplicar a força cegamente ou agressivamente pode provocar resultados desastrosos. Portanto, existe a exigência rigorosa na sua manipulação técnica.

Normalmente são exigidos “firmeza, harmonia, equilibro e resistência”, tudo isto objetivando o Deqi (obtenção da energia).

Firmeza: a intensidade da força e a  profundidade da patologia são determinadas através do diagnóstico e do limiar da dor do paciente, portanto, deve-se efetuar a manobra conforme a situação do momento, diferindo qual o toque mais adequado:o leve ou pesado.
Harmonia: significa “leve, mas não sem força, e pesado, mas sem parar”, não podendo utilizar a força  rígida ou agressiva, tendo que manter o sincronismo natural entre continuidade e troca da técnica de manipulação, como se fosse a troca de marcha ao conduzir um automóvel.
Equilíbrio: significa o ritmo da técnica de manipulação, não podendo variar a pressão ou velocidade.
Resistência: significa administração continua, dentro do horário programado da manipulação, ou seja, ao massagear manter ação contínua, sem interromper o processo. 
O Deqi é uma combinação das sensações de dormência, peso, dolorimento e distensão. Há também o Deqi do acupuntor, que é a sensação da agulha estar presa no local da inserção, devido a um espasmo muscular localizado. Diz-se que para a analgesia por acupuntura funcionar é necessário provocar umDeqi adequado.

Para dominar a técnicas supracitadas, é necessário dedicar-se ao seu estúdio, praticando certo tempo. No início, sentirá falta de força e resistência, ainda não sabe qual deve ser a intensidade da força, mas isto é natural. Treinando com persistência, adquirindo experiência, certamente dominará, conseguindo aplicar como desejar, conforme o ditado “onde tiver o desejo terá o caminho”.
Podemos citar os seguintes cuidados ao praticar uma massagem:

- A técnica parte do leve e vai para o pesado, do lento para o rápido, da superfície, à profundidade corporal, avançar conforme o planejamento estabelecido. Assim, obtém-se ótimos resultados, adequados simultaneamente ao processo e às condições físicas do paciente.

- Tomar cuidado com a direção da manipulação. A diretriz significa se a técnica é distal ou local, horária ou anti-horária, se começa a partir da esquerda ou direita. É preciso manter um perfil completo sobre isto.

- Se reverter a diretriz, não só se perde o efeito da prevenção e terapia, mas ainda provoca-se mal-estar ao paciente, agravando ainda mais a patologia.

Portanto, é preciso efetuar a técnica conforme a necessidade, e dominar a técnica, submetendo-se  a um assíduo treinamento.

A técnica e o Efeito

A - A técnica da massagem de manutenção tradicional no mundo da Esteticista:

Há inúmeras técnicas de massagem registradas na história da medicina, e suas nomenclaturas também não estão unificadas. Encontramos diversas nomenclaturas, entre as técnicas de massagem na área estética, apesar de não encontrar registro histórico especializado na medicina, e em técnica de massagem no mundo da esteticista também. Isso significa uma massagem leve na cabeça, face, membro superior e dorsal. Essas massagens tratam da percussão das articulações, pinçando o músculo, mobilizando o tendão e o osso, eliminando a fadiga, fortalecendo o esqueleto relaxando o músculo, melhorando a circulação sanguínea, excitando o nervo e fortificando a capacidade de alongamento da pele e do músculo. Tudo isso tem mostrado muita eficiência para a beleza e saúde corporal. Neste sentido, podemos dizer que a massagem do mundo dos esteticistas é a massagem da manutenção tradicional. Quando reunirmos as massagens de manutenção tradicional, podemos citar dez tipos:

1 - Método de palpação e pinçamento: segurar o tendão e o músculo do dedo com cinco dedos e levar o braço do paciente para trás, segurando o músculo dorsal;

2 - Método da percussão: percutir ritmicamente com a palma da mão côncava nos ombros e no dorso;

3 - Método da percussão: percutir com cinco dedos dobrados as áreas dorsal, femoral e do joelho;

4 - Método da percussão: fechar a mão e percutir com a lateral da mão às áreas do dorso e membro inferior.

5 -  Método de percussão palmar: percutir com os dedos estendidos às áreas em questão.

6 - Método de alongamento do braço: puxar o punho do paciente com uma das mãos, fixar o ombro do paciente com a mão oposta. Dobrando o cotovelo do paciente, sobrepondo o braço do terapeuta, empurrar externamente.

7 - Método de alongamento lombar: após todos os procedimentos anteriores, colocar o paciente na posição pronada. Com uma das mãos, segurar o dorso e com a outra levantar ambas as pernas, vibrando ligeiramente o lombar do paciente.

8 - Método de Compressão: objetiva proporcionar bem-estar ao paciente, utilizando a face.

9 - Método da Percusão: dobrar o indicador e o médio para dentro do polegar e percutir a área patológica com a lateral da mão.

10 - Método da vibração: vibrar ambas a mãos ou pés do paciente para melhorar a mobilidade das articulações.

 
 















 


(11) 2604-3070
2015 - Belezain - Todos os direitos reservados. Termo de responsabilidade.

Desenvolvido e Hospedado por Megainter