HOME QUEM SOMOS CURSOS VITRINE EVENTOS CONTATO
(11) 2604-3070
 


 
 




 

Principais Patologias Neurológicas no Pé e Antepé - Marcia Nogueira



 

Marcia Nogueira
• Diretora Técnico-científica da área de
podologia da revista eletrônica Belezain
• Professora e Podóloga
Tel: ((11) 9590.0857
e-mail: podologamarcianogueira@hotmail.com

Podologia

Principais Patologias Neurológicas no Pé e Antepé

Entre as neuropatias que acometem os pés se destacam as que se localizam no antepé, por se localizarem de início e com mais evidência, nessa região.

Além do clássico mal perfurante, existem outras patologias que tem alterações quanto à sensibilidade e trofismo esquelético. Sabemos que o bom funcionamento das extremidades do nosso corpo necessita, não só de uma boa irrigação sangüínea, como também de inervação normal.

A sensibilidade (sistema nervoso), a vascularização (sistema circulatório) e os músculos (função motora) que constituem os pés, são funções independentes que juntas ou não , comprometem severamente a saúde dos pés. Vamos citar algumas patologias neurológicas no antepé e pé ,ligadas a traumatismos nos nervos

1. Neurite interdigital: Processo inflamatório dos nervos interdigitais.

2. Neuralgia: Metatarsalgia apresenta dor nas cabeças dos metatarsos por neuralgia, tem origem na hiperflexão da articulação metatarsofalangiana, como consequência, aumenta a angulação dos nervos e há o pinçamento ou compressão dos nervos interdigitais.

Há muita dor e aumento da sensibilidade na região de apoio metatarsiano (Fig.1). Como opção de tratamento, temos a prevenção da extensão dos dedos, o uso de coxim metatársico e o uso de calçados adequados.

3. Neuroma de Morton: Pinçamento do nervo interdigital, que leva a uma cicatrização local (fig.2). O pinçamento é a compressão na fibra nervosa, causando a diminuição do impulso elétrico e lesão na célula nervosa.

Como conseqüência desse trauma, há a perda da força muscular, com sensação de “enformigamento”, sem sensibilidade (parestesia). Apresenta dor tipo “queimação” ou "latejamento”. O neuroma é irreverssível, pois há a sequela no nervo que sofre um processo de cicatrização da fibra nervosa há formação de fibras colágenas no local lesado (fig.3).

É bom lembrar que o nervo se degenera independente do agente lesivo. Na secção do nervo se forma tecido conjuntivo, que pode colar e virar um neuroma, pois, não há transmissão de elétrons.

Há também pressão entre as cabeças dos metatarsianos sobre os nervos interdigitais. Apresenta – se como um nódulo doloroso na região do 3º e 4º metatarso. Dói ao caminhar, ao colocar sapatos fechados, ocorre parestesia nos dedos e a dor não cede ao repouso.

O tratamento indicado seria a cirurgia (fig.4/5) ou infiltração local com corticóides Para a prevenção são indicadas palmilhas para o pé chato(fig.6), pois, sustenta o arco transverso

4. Pinçamento do nervo tibial anterior (fig.7).

Ocorre por traumas diretos e compressões extrínsecas, como calçados inadequados sobre a superfície dorsal do pé. Sendo superficial, há pouca proteção tecidual, exposta facilmente a traumas.

Apresenta dor e formigamento nas superfícies laterais dos 1º e 3º dedos. Para o tratamento deve-se atuar sobre a causa do trauma direto.

5. Pinçamento do nervo tibial posterior.

Ocorre devido a traumas sobre os ramos plantares ou sobre o próprio nervo tibial posterior, quedas na posição em pé e apoio plantar inadequado, como na região do meio da planta.

O nervo tibial posterior passa pelo canal do tarso, formado pelo ligamento talo calcâneo. Apresenta dor e sensação de formigamento, fica ressentida pelo nervo mais afetado, se for o nervo plantar lateral.

Apresenta dor na região lateral da planta, se for o nervo plantar medial, apresenta dor na região media, se ocorrer no nervo calcâneo, dor no apoio calcâneo e em região posterior ao maléolo medial.

Como tratamento é indicado repouso, uso de antiinflamatórios ou em último caso, incisão cirúrgica no ligamento.

fig.: 01
fig.: 02
fig.: 03
fig.: 04
fig.: 05
fig.: 06
fig.: 07
fig.: 08
 

Obs.: Pesquisa e fotos retiradas da internet.

 
 
















 


(11) 2604-3070
2015 - Belezain - Todos os direitos reservados. Termo de responsabilidade.

Desenvolvido e Hospedado por Megainter