HOME QUEM SOMOS CURSOS VITRINE EVENTOS CONTATO
(11) 2604-3070
 


 
 




 

Sensações - Gerânio - Júlia Nunes



 
Profª Julia Nunes
Esteticista e Aromaterapeuta com especialização em Psicossomática, docente no Curso Superior de Estética e Cosmetologia – UNISUAM na disciplina Aromaterapia. Diretora técnica da Bellarome Aromaterapia.
E-mail: julianunes@bellarome.com.br

Protocolos

Sensações - Gerânio

Protocolos - Sensações: Gerânio - Julia Nunes

“... Dentro do mundo das essências, você estará exposto a uma das formas de vício mais deliciosas e inofensivas... Se você se deixar tocar pelo poder dessas substâncias fantásticas, descobrirá um mundo novo... Um mundo sem palavras, um mundo de imagens, para ser explorado desde a ponta do nariz até o centro do cérebro”.
Lavabre, M. ( 2001)

Como a própria arte, a verdadeira Aromaterapia, que usa óleos essenciais de plantas aromáticas, tem o poder de despertar sensações e trazer para o ser uma experiência sensorial profunda e ao mesmo tempo sutil, tocando os mais remotos recantos da alma.

A alma como a fonte da emoção, e esta, a expressão e comunicação com o mundo exterior, responde com inebriante sensações e desejo de prolongamento ou renovação dos prazeres ou desejos despertados.

Cabe aqui, ao aromaterapeuta criar maneiras de despertar tais sensações ou sentimentos na arte do cuidar. Seja ela através de uma fragrância no ambiente, nos banhos aromáticos, na massagem relaxante ou na máscara facial aromática. Uma experiência odorífera pode ser criada com diversas nuances.

Para construir um exemplo usarei o aroma do gerânio.

No mundo das sensações odoríferas o gerânio é entrega, desejo e coragem. Poder agir, no ato da entrega a um desejo, de corpo e alma a uma causa pessoal, naquilo que se busca pelo prazer da realização, pois o desejo é a semente da realização.

A coragem é assim, motivada pelo desejo e pela curiosidade pelo novo, pelo desconhecido, contrariando a limitação e a resistência.

Em preparos: Em pequenas doses dá qualidade refrescante e delicadamente floral à sinergia usada para preparar um ambiente mais descontraído, motivador e criador.

Exemplo: gerânio (3 gotas), tangerina e limão (2 gotas de cada) em um difusor de ambiente ou em banhos aromáticos.

Propriedades do gerânio em situações emocionais:
Ele acalenta, dá suporte ao coração.
Ajuda em casos de ansiedade e depressão.
Eleva a mente.

Outras aplicações: analgésico, equilibrante, cicatrizante e imunoestimulante.

Exemplo: gerânio (2 gotas), lavanda (3 gotas) em 1 uma xícara de chá de água quente para morna. Fazer uma compressa sobre a área afetada, com uma toalha de mão embebida na água com os óleos essenciais. anticatarral, antiinflamatório, antiespasmódico e carminativo.

Exemplo: gerânio (2 gotas), alecrim (3 gotas) em 1 colher de sopa (10 ml de óleo vegetal) para massagem no peito e abdômen. analgésico, descongestionante e desintoxicante.

Exemplo: gerânio (2 gotas), lemongrass (1 gota) em máscara facial preparada em 30 g de creme neutro com 1 colher de sopa de argila branca. Cobrir todo o colo e pescoço.

Matéria publicada em 03/02/2012

 
 
















 


(11) 2604-3070
2015 - Belezain - Todos os direitos reservados. Termo de responsabilidade.

Desenvolvido e Hospedado por Megainter