HOME QUEM SOMOS CURSOS VITRINE EVENTOS CONTATO
(11) 2604-3070
 


 
 




 

Fitoterapia -Parte3 - Suzete Barreto



 

FITOTERAPIA

Parte 3

Suzete Barreto

Terapias - Fitoterapia - Vida Estética
por Suzete Barreto - publicada na revista Vida Estética - parte final

Plantas Perigosas

Algumas plantas são perigosas. É preciso tomar cuidado.

As folhas de abacate são excelentes para os rins e para combater infecções, porém nunca devem ser usadas frescas porque provocam palpitações.

O confrei é usado para asma, bronquite, diabetes, hepatite, gastrite, leucemia, úlceras, prisão de ventre, reumatismo, anemia, cicatrização, alergias em geral e até câncer. Essa folha contém vitaminas, principalmente a B12, uma das poucas fontes para o vegetariano.

É excelente antiinflamatório, antibiótico e em pomada é recomendada para problemas de pele como a psoríase. Elimina dores nos olhos e regulariza a pressão arterial. Combate à dor nas costas, dores de cabeça e musculares. Mantém a pigmentação natural dos cabelos. Elimina a irritação na pele, sardas e espinhas.

É excelente desintoxicante do sangue, auxiliando o fígado nessa complexa função.Consolida as oxidações ósseas e estimula a produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea. Portanto é uma planta versátil, porém as folhas novas contêm uma substância chamada alantoína que é perigosa para o fígado. Logo, não é para deixar de usar o confrei e, sim, colher folhas mais velhas. O caule do barbatimão se ingerido, pode provocar edema da glote. O aveloz tem grande poder terapêutico. Apesar de ser usada inclusive para casos de câncer, ela é tóxica e não deve ser administrada mais do que a dose recomendada.

O espinafre , que é uma excelente fonte de ferro, não deve ser ingerido todos os dias porque interfere na absorção de cálcio. Aproveite as dicas e viva melhor!

Indicações Terapêuticas de alguma plantas

Bálsamo – Na salada é excelente para o estômago. Nos olhos, pode eliminar a catarata, pingando-se uma gota, duas vezes ao dia

Batata doce – O decocto das folhas em banho tem efeito emoliente. Usa-se também em gargarejos contra inflamações e tumores da boca e garganta

Maracujá-mirim – Usar as folhas em decocção como diurético. Aplicada topicamente, é eficaz contra tumores hemorroidários

Camomila – Regular a menstruação e problemas renais. Melhora dores de cabeça e resfriado

Girassol – As sementes amassadas, são empregadas topicamente em contusões, esfoladuras, feridas, úlceras e dores na coluna

Hortelã – Para vômitos e gases.

Calmante Salsa – Ótima para abaixar a pressão, problemas renais, expectorante, picadas de insetos e hipotensão

Calêndula – Cicatrizante e anti-séptica, usada para limpar feridas. Usada como colírio ou cataplasma à noite, cura conjuntivite. Banhar as lesões cutâneas, para impetigos

Alfavaca Fina – Para conjuntivite, esprema o talo e coloque algumas gotas em cada olho. Internamente, recomenda-se para o coração

Erva-doce – Para gases intestinais

Babosa – Cicatriza feridas e problemas de pele em geral. É útil contra queda de cabelos. Deve-se tomar 3 vezes ao dia antes das refeições.

O preparo deve ser em ambiente escuro, pois a luz interfere nas propriedades terapêuticas. Medir um metro e meio de babosa, tirar os dentes, bater no liquidificador com casca e 500g de mel de abelhas.

Despejar em um frasco escuro. Guardar na geladeira ou acrescentar um cálice de conhaque para conservar

Urtiga – Produz um suco cáustico cuja ação é eficaz contra congestões internas, paralisia local ou geral. Para aplicação, bata as folhas sobre a pele em local específico ou em todo o corpo, menos cabeça e pescoço.

Após a aplicação, friccionar o local com água gelada para evitar urticação. Usada em casos especiais como pneumonia ou quando se quer uma purificação maior. A aplicação pode ser repetida várias vezes ao dia, se necessário.

A ingestão dessas folhas é excelente para a purificação do sangue, cruas ou cozidas. Na Europa, é muito usada como suco.

O chá é recomendado para dissolver a mucosidade do peito e pulmão. Alivia bronquites crônicas, limpa o estômago.

 
 

















 


(11) 2604-3070
2015 - Belezain - Todos os direitos reservados. Termo de responsabilidade.

Desenvolvido e Hospedado por Megainter