HOME QUEM SOMOS CURSOS VITRINE EVENTOS CONTATO
(11) 98525-4063
 


 
 




 

Estudo da Eficácia do Resveratrol sobre a Pele de Rattus Novergicos Albinus da linhagem Wistar



 

Autor:Samuel Boskovisch Madeira
Co-autora: Cíntia dos Santos Lourenço

Coordenado e revisado pela Profª Jeanete Moussa Alma

Introdução: O resveratrol (3,5,4 – trihidroxiestilbeno) é um antioxidante fenólico natural encontrado em diversas plantas, em particular na uva da família Vitaceae , estando presente na dieta humana principalmente através do consumo de vinho tinto. Dentre os diversos benefícios atribuídos a este agente ativo, podemos citar sua ação antiinflamatória, antioxidante, cardioprotetora, antitumorgênica e ação protetora cutânea contra os danos causados pela radiação ultravioleta.

Objetivo: Estudar a eficácia do resveratrol sobre a pele de Rattus Novergicos albinus da linhagem Wistar.

Justificativa: Diversos estudos estão demonstrando a eficácia de várias substâncias naturais para a preservação da saúde, como por exemplo, o resveratrol, sendo ele um antioxidante natural encontrado em diversas plantas como na uva. Sendo a uva um produto geograficamente distribuído no planeta, é acessível mundialmente por várias camadas sociais pelo número de espécies e subprodutos comercializados, pareceu-nos interessante o estudo do resveratrol e de seus potenciais usos. Devido aos seus diversos benefícios, pode vir a atenuar os efeitos do envelhecimento principalmente quando aplicado diretamente sobre a epiderme.

Método: Para o experimento utilizou-se 25 ratos machos, distribuídos em grupo I controle (5 ratos) e grupo II propósito (20 ratos). As aplicações foram realizadas diariamente na região da coxa posterior direita e esquerda, durante 12 dias consecutivos, correspondendo ao metâmero lombar. Após esse período os animais foram sacrificados e as biopsias obtidas submetidas à bateria de inclusão e coloração por hematoxilina e eosina.

Resultado: Ao comparar-se as lâminas do Grupo 1 Controle às lâminas do grupo 2 Propósito, nota-se diversas alterações morfológicas na arquitetura normal da epiderme e derme; à saber: adelgaçamento da epiderme, fibras da derme desorganizadas, falta de vilosidades da camada basal, descamação do estrato córneo, grande quantidade de folículos pilosos, falta de nitidez entre as camadas da epiderme, em especial o limite entre basal e granulosa, melanócitos dispersos, falta de uniformidade da espessura ao longo da camada basal, infiltrado leucocitário intenso, fibras da derme espessadas.

 

Unitermos: trans-resveratrol, involução e epiderme.

MADEIRA, S. B., LOURENÇO, C. S; Carvalho, A. I. C.*, Alma, J. M.* UniFMU/UNIFESP*

e-mail: samuel_madeira@hotmail.com

 


>> Trabalho Completo <<
 










 


(11) 98525-4063
2015 - Belezain - Todos os direitos reservados. Termo de responsabilidade.

Desenvolvido e Hospedado por Megainter