HOME QUEM SOMOS CURSOS VITRINE EVENTOS CONTATO
(11) 98525-4063
 


 
 




 

Avaliação da eficácia de emulsão Syzygium Jambolanum (Jambolão) administrada topicamente em epiderme de ratos



 

Autora: Márcia Teixeira.

Coordenado e revisado pela Profª Jeanete Moussa Alma.

Introdução: A atividade dermatológica de plantas medicinais tem sido pesquisada em diversas espécies Brasil, como no mundo. O Syzygium jambolanum, popularmente conhecido como Jambolão, é uma árvore originária da Índia e no Brasil. Esta planta possui elevado poder adstringente , anti-inflamatório, anti-microbiano, hipoglicemiante, sendo inclusive utilizado por via oral como adjuvante no tratamento do Diabetes Mellitus. Há relatos de que em problemas dermatológicos e de mucosas como petéquias (rash cutâneo), úlceras orais, estomatites, aftas e afecções de garganta. Utilizamos uma emulsão de jambolão 10% pois a literatura relata o uso de extratos aquosos, hidro-alcoólicos e alcoólicos. Apesar de tantas características favoráveis do uso do jambolão topicamente, faltam relatos na literatura sobre os efeitos dermatológicos da emulsão.

Objetivo: Analisar a eficácia de uma emulsão 10% de Syzygium jambolanum administrada topicamente em epiderme de ratos.

Metodologia e desenvolvimento: Utilizou-se 16 biópsias ratos machos da espécie Rattus novergicos albinus da linhagem Wistar, distribuídos em dois grupos : Grupo 1 controle (tratado de emulsão placebo) e Grupo 2 propósito (tratado com emulsão de Syzygium jambolanum). Foram realizadas 21 aplicações em dias consecutivos, os animais foram sacrificados em “Câmara de Inalação” com éter e ao final das aplicações realizou-se a avaliação da epiderme.

Resultados: Houve espessamento em toda a extensão epidérmica, falta de invaginação da camada basal, numerosos melanócitos, descamação muito tênue do estrato córneo, espessamento da camada córnea, infiltrado leucocitário na derme, limites dérmo epidérmico visíveis, derme densa com numerosas fibras, folículos pilosos abundantes.

Conclusão: Alteração da espessura da epiderme, bem como seus elementos constituintes ao mesmo tempo em que promove uma sensibilização da derme evidenciada pelo infiltrado leucocitário.

  

Unitermos : jambolão, emulsão, epiderme

Teixeira, M., ALMEIDA, A. C. G.; Moreira, C. P. M.; Carvalho, A. I. C.*,
Alma, J. M.*
UniFMU/UNIFESP*


e-mail:
márcia_teixeira@pop.com.br

 


>> Trabalho Completo <<
 










 


(11) 98525-4063
2015 - Belezain - Todos os direitos reservados. Termo de responsabilidade.

Desenvolvido e Hospedado por Megainter