HOME QUEM SOMOS CURSOS VITRINE EVENTOS CONTATO
(11) 98525-4063
 


 
 




 

Avaliação da capacidade de cicatrização da epiderme e derme de Rattus novergicos albinos submetidos à emulsão de Vitamina K a 10% após lesão cutânea induzida



 

Autora: Lívia Migliacci .

Coordenado e revisado pela Profª Jeanete Moussa Alma.


Introdução: A vitamina K é um cofator lipídico necessário para a coagulação sangüínea normal, pode ser encontrado na forma de K1 (filoquinona), K2 (menaquinona) e K3 (forma sintética). Na pele acelera a cicatrização de lesões, promovendo queda nos níveis dos ácidos mucopolissacarídeos e do colágeno sem interferir nos níveis de elastina. A vitamina k na cosmetologia auxilia rejuvenescimento da pele.

Objetivo: Avaliar a capacidade de cicatrização da epiderme e derme de Rattus novergicos albinus submetidos à emulsão de Vitamina K a 10% após lesão cutânea induzida.

Metodologia: Foram utilizados 08 ratos machos da espécie Rattus novergicos albinus da linhagem Wistar, com aproximadamente 24 a 26 semanas de idade, e peso de 350 gramas em média. Mantidos no biotério da instituição segundo o que preconiza o COBEA. Distribuídos em dois grupos: Grupo 1 controle (lesionados de forma induzida e tratados com emulsão placebo) e Grupo 2 propósito (lesionados de forma induzida e tratados com emulsão de vitamina K).As aplicações ocorreram durante 21 dias consecutivos, ao 21º dia foram sacrificados e retirados fragmentos que foram fixados e incluídos.Lâminas foram montadas através, de bateria de coloração para Hematoxilina e Eosina (HE).

Resultados: Ambos os grupos foram lesionados na epiderme, no grupo 1 a cicatrização é imperfeita; possui hiperpigmentação,a estrutura arquitetônica esta desorganizada enquanto que a derme apresenta infiltrado leucocitário, nota-se numerosas glândulas , granulações e fibras desorganizadas na epiderme. Há formação incorreta de tecido conjuntivo. No grupo 2 nota-se organização arquitetônica da epiderme e há completa reparação de todo o tecido de epiderme até adiposo.

Conclusão: O uso tópico de emulsão de vitamina K 10%, aplicada em lesão cutânea induzida, apresentou-se satisfatória no que se refere ao processo de cicatrização de epiderme e derme de Rattus novergicos albinos .

 

Unitermos: Cicatrização, Vitamina K, senil.

Migliacci, L., ALMEIDA , A. C. G.; Moreira, C. P. M.; Carvalho, A. I. C.*,
Alma, J. M.*
UniFMU/UNIFESP*


e-mail:
liviamig@ig.com.br

 


>> Trabalho Completo <<
 










 


(11) 98525-4063
2015 - Belezain - Todos os direitos reservados. Termo de responsabilidade.

Desenvolvido e Hospedado por Megainter