HOME QUEM SOMOS CURSOS VITRINE EVENTOS CONTATO
(11) 98525-4063
 


 
 




 

Avaliação da ação de emulsão de copaíba 10% aplicada topicamente sobre a epiderme de ratos



 

Autor: Marlyan Dulz

Coordenado e revisado pela Profª Jeanete Moussa Alma

Introdução: A copaijera ossicinalis l. ou simplesmente copaíba é encontrada na regia amazônica onde freqüentemente é utilizada com fins cicatrizantes de feridas e úlceras, antitetânicos e em especial sobre o umbigo dos recém nascidos, pela sua composição terpênica a copaíba tem um efeito muito bom para as formulas cosméticas, auxiliando no tratamento da acne e de outros tipos de dermatoses, graças às propriedades anti-septica.

Metodologia e desenvolvimento: Utilizou-se 18 biopsias de epiderme de Rattus novergicus albinus , da linhagem Wister machos, com idade entre 18 a 22 semanas, peso variando entre 250 e 300g, em regime de confinamento individual e mantidos com ração comercial balanceada e água ad-libitun. Sob condições climáticas (temperatura, umidade, freqüência sonora e tempo de claro e escuro), sob orientação do que preconiza o Colégio Brasileiro de Experimentação Animal – COBEA.. Os ratos foram divididos em dois grupos, sendo o grupo I, ou grupo controle, será tratado com emulsão placebo e o grupo II, ou grupo propósito, será tratado com emulsão de copaíba 10%. As emulsões placebo e propósito foram aplicadas durante 20 dias consecutivos na região lateral posterior direita e esquerda, sendo que no 21º dia foram induzidos e sedados de forma a levá-los ao sacrifício por deslocamento cervical.

Resultado: Ao comparar as lâminas do grupo controle e propósito pode-se avaliar a possível ação de emulsão de copaíba 10% quando utilizada topicamente sobre a epiderme de ratos; observa-se: Epiderme descontinua evidenciando descamação irregular,epiderme adelgaçada,invaginações epidérmicas, presença de folículos pilosos esparsos,adelgaçamento da epiderme, derme preservada com contingente de fibras aumentado em relação ao controle, camada basal com aumento de melanócitos e presença de infiltrado leucocitário na derme.

Conclusão : a emulsão de copaíba 10% age na epiderme modificando-a e fazendo que sua superfície torne-se afilada.

Unitermos: copaíba, emulsão e epiderme

Dulz, M. E. R., ALMEIDA, A. C. G.; Moreira, C. P. M.; Carvalho, A. I. C.*, Alma, J. M.*

UniFMU/UNIFESP*


e-mail:
mdulz@hotmail.com

 


>> Trabalho Completo <<
 










 


(11) 98525-4063
2015 - Belezain - Todos os direitos reservados. Termo de responsabilidade.

Desenvolvido e Hospedado por Megainter