HOME QUEM SOMOS CURSOS VITRINE EVENTOS CONTATO
(11) 98525-4063
 


 
 




 

A eficácia da drenagem linfática. The efficiency of lymphatic drainage



 

Supervisão: professora Fábia Cristina Alengrance
Autora: Jaqueline Gomes de Almeida

Resumo: Este estudo tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica,dos efeitos da drenagem linfática manual e mecânica,associadas no pós – operatório de abdominoplastia – dermolipectomia.A eficácia da técnica no pós – operatório da mastectomia,na lipoaspiração e no tratamento de linfedemas traumáticos. Palavras – chaves:fisioterapia dermato funcional,drenagem linfática,linfedemas e pós – operatório.

Introdução: A drenagem linfática manual (DLM) é uma técnica de massagem específica, com objetivos definidos, foi introduzido por Vodder(Alemanha) e recentemente por Leduc (Bruxelas). (RIBEIRO,1998).
A diferença entre os dois autores está no tipo de movimento usado. Os movimentos de Vodder são combinados, são amplos e passivos, já Leduc propõe que a drenagem seja utilizada em protocolos de tratamentos de algumas doenças,sendo que seus movimentos são mais restritos comparados aos de Vodder.(PITA et al,2007).........

Resultado: No estudo de abdominoplastia foram selecionadas 14 mulheres ,sendo que 7 mulheres foram submetidas à drenagem linfática manual e as outras 7 foram submetidas a drenagem linfática mecânica.A idade das mulheres incluídas foi de 43,57 com variação de peso entre 54 e 70 Kg.........

Jaqueline Gomes de Almeida – Esteticista facial e corporal formada pelo Senac Santo André e Estudante de fisioterapia pela Fefisa.
e-mail:
jaquelinestetica@bol.com.br

 


>> Trabalho Completo <<
 










 


(11) 98525-4063
2015 - Belezain - Todos os direitos reservados. Termo de responsabilidade.

Desenvolvido e Hospedado por Megainter