HOME QUEM SOMOS CURSOS VITRINE EVENTOS CONTATO
(11) 98525-4063
 


 
 




 

Biotipos - Gustavo Galves



 

Gustavo Galves
Esteticista, Massoterapeuta, Cosmetólogo, Terapeuta Capilar, Coordenador de Cursos da Estética in Foco. Ministra cursos, palestras e consultoria em todo o Brasil.
e-mail: gustavo@esteticainfoco.org
www.esteticainfoco.org
Fones: 11 4171.1616 / 98334.1852

Biotipos

Estética - Biotipos - Gustavo Galves

Olá profissional, como vai?

Falarei hoje sobre um assunto muito importante na avaliação estética – biotipos. Eles são fundamentais para a escolha correta dos tratamentos que serão submetidos.

Vamos analisar cada biotipo, suas individualidades e como podemos obter os melhores resultados. O que é biotipo? Cada pessoa possui determinadas características fisiológicas e morfológicas, e por isso devem ser selecionados tratamentos específicos para cada tipo físico. Dependendo do predomínio de tecido: adiposo, muscular ou de ossos.

A classificação destes divide-se em: mesomorfo, ectomorfo e endomorfo. Nós somos, na verdade, uma mistura desses 3 tipos físicos, mas sempre existe a predominância de um deles em particular. O seu tipo físico “predominante" vai ser aquele no qual você mais vai se identificar. O seu biotipo predominante é aquele que prevalece caso você não faça academia, e isso é herança genética, não há como mudar.

Desta maneira, não se engane, você pode treinar musculação e atingir proporções diferentes, mas se parar com os exercícios a tendência é que seu corpo volte ao seu biotipo original. Usei o termo "predominante" porque é muito difícil, apesar de possível, alguém ser 100% um só tipo. Normalmente somos a combinação de dois deles, com características de ambos.

Quem iniciou esse estudo foi o psicólogo norte-americano Willian Sheldon (1898-1977), ele dedicou sua vida a estudar os tipos físicos. Isso nos diz muito sobre nosso corpo, ajuda a nos conhecer melhor. Um detalhe interessante é que isso pode ser observado em diversos animais também, não só em humanos.

Então vamos ver qual é o seu tipo físico:

Mesomorfo: visivelmente musculoso São aqueles mais bem dotados geneticamente falando porque são mais pré-dispostos a terem maiores ganhos musculares. Geralmente tem um visual mais atlético e "sarado", tem boa postura e são simétricos.

Mesomorfos são conhecidos por ganharem massa muscular muito mais rapidamente do que a maioria das pessoas e da mesma forma podem perder gordura rapidamente seguindo uma dieta apropriada. Neste tipo de corpo a massa muscular predomina sobre o tecido adiposo e os ossos. A combinação de atividades é ideal para conservar um equilíbrio entre a massa muscular e o peso corpóreo.

Características básicas:
- Corpo atlético, forma retangular
- Peso e altura equivalentes
- Boa relação massa/altura
- Boa massa muscular
- Boa postura
- Ganham músculos facilmente
- Pele espessa
- Acumulam mais gordura do que ectomorfos
- Ombros largos
- Comprimento médio de braços e pernas
- Boa estrutura óssea
- Cintura baixa (tórax grande)
- Ossos e músculos da face proeminentes
- Cabeça em forma cúbica
- Cabelos grossos

Mesomorfos tendem a ter ótimos ganhos. Possuem boa definição muscular por natureza e atingem altos níveis de hipertrofia e explosão muscular. É, sem dúvida, o melhor biotipo para "marombeiros".

Meso famosos: Arnold Schwarzenegger, Bruce Willis, Sylvester Stallone, Michael Johnson, fisiculturistas em geral. Animais meso: Pitbulls, leões, touros.

Ectomorfo: esteticamente magro Difícil de ganhar peso! Pernas e braços compridos, pequena porcentagem de gordura corporal e poucos músculos. Esses são os Ectomorfos. Enquanto que algumas mulheres não veriam problema nenhum em ter essas características, os homens geralmente tem uma visão diferente.

É o tipo de corpo onde predominam os ossos sobre o tecido adiposo e os músculos. As pessoas com este tipo de corpo são magras por natureza e não perdem a definição muscular.

Deve-se aproveitar o treinamento com pesos para manter o tamanho e a definição dos músculos e, dessa forma, aumentar o volume que por natureza as pessoas com corpo ectomorfo não possuem.

Características básicas:

- Magro, longilíneo
- Altura maior do que o peso, leves - Baixo percentual de gordura - Dificuldades em ganhar massa - Aparência frágil - Pele fina - Postura curvada - Peito plano - Escápulas aladas - Ombros estreitos e levemente caídos - Ossos leves - Articulações pequenas - Braços, pernas, dedos e pescoço longos - Cintura alta (tórax pequeno) - Cabeça estreita - Cabelos são finos e crescem rápido

Ectomorfos normalmente são pessoas sensíveis. Podem sentir mais frio do que o normal devido ao baixo percentual de gordura e calor em virtude da grande área corporal em relação a massa. Quando treinam pesado, atingem ótima definição muscular mas com pouca massa. Tem uma constituição física boa para esportes de resistência, demoram para cansar.

Ecto famosos: Brad Pitt, Gisele Bundchen, Fernando Scherer, Lenox Lewis. A grande maioria dos nadadores são ecto, bem como as modelos femininas de passarela, jogadores de basquete e maratonistas. Animais ecto: Cães de corrida, guepardo, girafa.

Endomorfo: geneticamente flácido As pessoas com esse tipo corporal são geralmente mais pré-dispostas a um maior acúmulo de gorduras. Conhecidas por terem um visual menos definido, é mais difícil para elas conseguirem um corpo em forma através de exercícios e dieta.

A boa notícia é que a estrutura óssea dos endomorfos é larga e forte. Isso pode ser uma vantagem no seu esforço em ganhar massa muscular. As pessoas com o corpo endomorfo tendem a aumentar de peso e, geralmente, possuem maior quantidade de gordura sobre os músculos e os ossos. Devem dar especial atenção à alimentação e intensificar a atividade física para aumentar o consumo energético sobre a ingestão de calorias.

Características básicas:

- Alto percentual de gordura
- Peso maior do que altura, pesados
- Acumulam gordura facilmente, principalmente na região da barriga
- Corpo de aparência redonda
- Dificuldade em perder peso
- Baixa definição muscular
- Musculatura relativamente desenvolvida, escondida pela gordura
- Braços e pernas curtos
- Mãos e pés pequenos em comparação ao corpo
- Pele macia
- Cabelo fino
- Cabeça em forma esférica
- Rosto largo

Endomorfos comem bastante e devem fazer bastante aeróbicos para perder peso e dieta com baixas calorias. Ficam obesos facilmente, mas isso não quer dizer que não atinjam boa hipertrofia, o que ocorre é que a musculatura fica escondida embaixo da camada adiposa.

Endomorfos famosos: Fausto Silva, Jô Soares, George Foreman, Luciano Pavarotti, lutadores de sumô. Animais endo: Foca, elefante, baleia, vaca. Misturando dois tipos físicos

Existem ainda casos de corpos com uma mistura de dois tipos, como já mencionado anteriormente como por exemplo os endomesomorfos, que tem facilidade para ganhar músculos, mas também dificuldade para perder gordura. Eles exigem um ajuste ainda mais preciso para equilibrar e atingir um bom resultado. É difícil estabelecer uma regra definitiva.

A busca pelo corpo perfeito não é uma tarefa fácil. Requer muito sacrifício, organização e disciplina. Esperamos que através desse artigo você tenha identificado o seu tipo físico e com isso consiga aperfeiçoar seus treinamentos e sua alimentação além de auxiliar seus pacientes e clientes para alcançar seus objetivos mais rapidamente.

Não usem o tipo físico como uma desculpa para o insucesso, mas como um parâmetro para a elaboração do programa. Converse com o um Professor de Educação Física para Realizar uma Avaliação Física e Prescrição Saudável, Segura e Eficaz para o seu Biotipo!

Uma Avaliação Nutricional também é Fundamental para mais rapidamente atingir os seus Objetivos!

Gustavo Galves

Matéria publicada em 31/05/2013

 
 










 


(11) 98525-4063
2015 - Belezain - Todos os direitos reservados. Termo de responsabilidade.

Desenvolvido e Hospedado por Megainter