HOME QUEM SOMOS CURSOS VITRINE EVENTOS CONTATO
(11) 2604-3070
 


 
 




 

Estética



 
 A hora e a vez do Zinco:
o mineral da pele saudável
 
Ele não é popular como o cálcio ou o ferro, mas o zinco é igualmente essencial para a saúde. Encontrado sobretudo em fontes de origem animal, reforça o sistema imunológico, ajuda a formar colágeno e a combater a acne.
O zinco pode ser encontrado em todas as células humanas. Ele beneficia as funções sensoriais, o crescimento celular e a saúde da pele, sendo conhecido como o mineral da pele saudável. Atua em pelo menos 200 reações enzimáticas do metabolismo. Entre as duas inúmeras funções destaca-se a defesa orgânica, pois reforça o sistema imunológico através da formação das células T, além de regular as funções dos glóbulos brancos. É importante também na atividade normal da insulina. Tem ainda ação anti-inflamatória, especialmente nas articulações e paredes arteriais.
Mesmo sendo fundamental para a nossa saúde, o zinco está entre os minerais mais frequentemente deficitários no organismo humano, provavelmente devido as dietas inadequadas ou a competições com outros metais no processo de absorção, como por exemplo cobre, fósforo, cádmio e chumbo.
A médica e nutróloga Maria Elizabeth Ayoub diz que também solos deficientes, o processamento e refinamento dos alimentos podem levar a uma perda de zinco. “Pessoas submetidas ao estresse por longos períodos, que têm insônia, usam diuréticos, sofrem ferimentos graves ou queimaduras, pode ter carência deste mineral,” explica a Dra Maria Elizabeth. Outros prováveis motivos são o uso de anticoncepcionais, a gravidez, o envelhecimento, cirurgias e parasitas intestinais.
As melhores fontes de zinco são os alimentos como ostras, arenque, gema de ovo e laticínios. Sementes de abóbora também constituem uma boa fonte, além de raiz de gengibre, mostarda, pimenta e castanhas. Ervilhas, cenoura, beterraba e repolho contém algum zinco. Nos grãos ele é encontrado nas cascas dos germes e farelos. Por isso, deve-se dar preferência aos integrais. Depois de refinada, a farinha de trigo, por exemplo, perde aproximadamente 80% do zinco que contém.
Grande aliado da pele
Normalmente chamado de mineral da limpeza, o zinco ajuda a remover tecidos danificados e auxilia na produção de colágeno e elastina. Além disso, as vitaminas antioxidantes que protegem as membranas celulares, dependem do zinco para atuar. Este mineral também torna a pele mais resistente a infecções e inflamações, evita o surgimento de cicatrizes e também da acne.
Na acne, a pele dos pacientes apresenta maior atividade de uma enzima chamada 5 alfa redutase, que converte a testosterona – hormônio masculino que controla a secreção das glândulas sebáceas, presente também na mulher embora em menor quantidade – em uma forma mais ativa e potente de testosterona, a dihidrostestosterona. O zinco inibe a ação desta enzina, protegendo não somente a pele como também a glândula prostática. A Dra. Maria Elizabeth explica: “Quando a enzina 5 alfa redutase está muito ativa, produz mais dihidrostestosterona, levando ao aumento da próstata, ou hipertrofia prostática. Portanto, outra indicação para a utilização deste mineral é a prevenção de problemas na próstata,” observa a médica.
Para a psoríase, doença de pele comum mas difícil de tratar, o zinco pode ser de grande ajuda. Em produtos de uso tópico, na forma de piritionato de zinco, é considerado um dos tratamentos mais bem sucedidos para a psoríase e dermatite seborreica.
Usando com anti-inflamatório, o zinco suaviza o tecido e também favorece a cicatrização de ferimentos, incisões cirúrgicas, queimaduras e outras irritações da pele. Queimaduras provocadas por plantas venenosas ou sol, bolhas e gengivite são problemas que, quando são tratados com esse elemento essencial, melhoram sensivelmente.
O óxido de zinco é tradicionalmente usado no tratamento de irritações da pele. Recentemente, descobriu-se sua capacidade de eficaz contra a radiação solar. Muitos bloqueadores solares funcionam somente para os raios UVB ou UVA. O óxido de zinco absorve uma gama que vai dos raios UVC (abaixo de 290 nm) até os raios UVA, de cerca de 380 nm. Além disso, proporciona altos fatores de proteção solar (FPS), mantém-se completamente estável quando exposto à luz solar e não causa qualquer problema de pele.
Uma defesa natural para o corpo
O zinco é também essencial para as funções hormonais, tanto do homem como da mulher. Na gestação, é especialmente importante para o desenvolvimento do feto, uma vez que para participa da formação de proteínas, do RNA e do DNA, componentes do código genético, protegendo-o. Estudos indicam que a deficiência do zinco na gestante pode ter efeitos adversos sobre o desenvolvimento fetal.
O sistema imunológico é adversamente afetado até por graus moderados de deficiência de zinco, necessário para o desenvolvimento e a ativação de linfócitos T – células sanguíneas brancas que ajudam a combater infecções. Quando pessoas com baixos níveis de zinco tomam suplementos de zinco, aumenta o número de linfócitos T
na circulação sanguínea. Melhora também a capacidade linfocitária no combate as infecções.
Manter níveis ideais de zinco no organismo ajuda a prevenir também as incômodas gripes. Quando associado à vitamina C e à equinácea, erva imunoestimulante, esta proteção aumenta. Ultimamente, uma nova forma de apresentação do zinco, o gluconato, começa as ser avaliada. Em forma de spray nasal, a substância é absorvida pelas mucosas oral e nasal, evitando que os vírus se fixem nas vias respiratórias.
Olhos e cabelos mais protegidos
Pesquisas comprovam que altos níveis de antioxidantes e zinco reduzem significativamente o risco de degeneração macular relacionada à idade avançada (DMRI), e também a perda de visão associada ao problema. Como o tratamento da DMRI é limitado, trata-se de uma descoberta importante para pessoas com alto risco de desenvolver a doença.
Até mesmo para ter cabelos saudáveis o zinco é importante. Quando há uma deficiência severa deste mineral pode ocorrer queda de cabelo. O zinco vem se mostrando um mineral benéfico no tratamento tanto da alopecia em áreas circunscritas quando da alopecia androgenética – doenças que são caracterizadas pela perda de cabelo ou pelos no corpo. Alguns cientistas acreditam que a toxicidade do cobre e baixos níveis de zinco são causas primárias da queda de cabelo. Quando o equilíbrio entre cobre e zinco é restaurado, o surgimento de fios novos se dá em poucos meses. É importante observar que o estresse e a insônia contribuem de forma significativa para a deficiência de zinco e, consequentemente, para a queda de cabelo.
A medicina caminha cada vez mais para a prevenção de doenças. Elementos naturais como o zinco serão considerados indispensáveis em qualquer programa de saúde preventivo.
Mas atenção: a suplementação alimentar deve ser acompanhada pelo médico. O excesso de zinco pode diminuir as defesas imunológicas ou mesmo paralisar a resposta de defesa do organismo. Vertigens, tonteiras, sonolência, sudorese excessiva, falta de coordenação muscular, intolerância ao álcool e até anemia são outras consequências possíveis. Além disso, pode levar a uma carência de cobre.
 
Adélia Mendonça Cosméticos
O zinco é um componentes presente na linha de tratamento Adélia Mendonça (clínicos e home care), aproveite para conhecer os nossos dermocosméticos específicos para cada necessidade da sua pele!
Clean Face Mask - máscara para peles com manchas que contém em sua fórmula associação de ativos biotecnológicos, oligoelementos e ativos de origem natural que promovem efeitos de luminosidade e uniformização cutânea da pigmentação, evitando irregularidades melânico-pigmentares. Restaura a saúde, beleza e uniformidade das regiões hiperpigmentadas, com manutenção do equilíbrio bio-facial. Máscara de enxague.
Aknomask - é uma máscara para peles acneicas e oleosas que tem em sua fórmula associação de ativos biotecnológicos, oligoelementos e ativos de origem natural que promovem efeitos adstringentes, anti-inflamatórios, cicatrizantes, regeneradores e calmantes, tornando a pele uniforme e com aspecto homogêneo e livre de óleo. Máscara de enxague.
Acnology Mask - é uma máscara facial rica em ativos que reduzem e equilibram as manifestações seborreicas, tonificando de forma profunda a pele. Possui ação cicatrizante, regeneradora e calmamente, auxiliando no clareamento de escoriações decorrentes do processo acneico. Devido a presença de seus cromóforos fotoestimulados, possui atuação otimizada em tratamento de led/laser. Pode ser utilizada como máscara biovetorizada sem enxague ou com o uso de led/laser.
Acnology Nanoserum - Constitui um tratamento eficaz no combate da acne. Possui propriedades hidratantes, suavizantes e antioxidantes. Contribui para o controle da oleosidade, tão comum à pele brasileira, bem como a ação umectante que proporciona hidratação intensa e ação calmante. Contém ainda, ação clareadora sobre as manchas provocadas pela cicatrização das escoriações cutâneas, além da atuação intensa sobre o quadro acneico. Sua textura tecnológica permite absorção em níveis inéditos, e resultados surpreendentes.
Acnology Nanotonic - é um tônico facial com lipossomas ácidas que reduzem a secreção sebácea e tonificam de forma profunda a pele. A ação conjunta de seus nanoativos equilibra as manifestações seborreicas, reduz o espessamento da camada córnea e atua eficazmente no controle microbiano da pele acneica, protegendo o DNA celular da
degradação enzimática com elevado poder adstringente; constituindo um peeling eficaz para uso diário sem efeito descamativo ou rebote.
Acnology Peel - Este peeling inédito reúne em sua formulação um composto de lipossomas ácidas, esfoliantes físicos, agentes descontaminantes e esfoliantes enzimáticos, além de litocosméticos exclusivos e complexo purificante com areia de Bora Bora. Devido à combinação de suas propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes, secativas, bactericidas, Acnology Peel equilibra as manifestações da acne, e remove as células mortas com profundo efeito remineralizante. Tornando-se o procedimento totalmente seguro e anti-irritante, com profundo efeito detox. A combinação de ativos esfoliantes totalmente naturais que associados à biotecnologia, promovem um resultado seguro e ao mesmo tempo potente.
Stop Sun Kids - filtro solar exclusivamente físico, rico em princípios ativos calmantes, revigorantes, anti-inflamatórios, antioxidantes, nutritivos, cicatrizantes e reepitelizantes. A associação desses ativos combate os efeitos nocivos provocados pelo sol, hidrata e auxilia na preservação das células, reduzindo a formação de radicais livres. Ele ainda proporciona proteção eficaz das radiações UVA e UVB para a pele infantil ou peles sensíveis.
Bio Clean Care - agrega um novo conceito de versatilidade para a limpeza e tratamento de beleza da região íntima de homens e mulheres. Enriquecido com puros extratos vegetais, para o restabelecimento do equilíbrio fisiológico, tem ação regeneradora, tônica, além de possuir um incrível poder hidratante e dermopurificante. Seus ativos verdes ainda conferem propriedades estimulante celular, antisséptica e adstringente. Alfa-hidroxiácidos e quelatos ortomoleculares aceleram a renovação celular específica (sem efeitos irritativos), favorecendo o processo enzimático genital e a síntese de proteínas na região íntima, otimizando o clareamento da pele e rejuvenescimento íntimo.
G-Repair Mask - é um bio oil dermoregenerador para a finalização do protocolo clínico INTIMATE NANOCARE. Uma proposta multifuncional contra os efeitos sensibilizantes no tratamento íntimo; este complexo em sérum reduz os processos inflamatórios em região vulvar/inguinal/perianal de homens e mulheres, o que permite ampliar os benefícios clínicos e propiciar resultados mais rápidos e potentes. Com esta redução do estresse oxidativo genital, aumenta-se os mecanismos de autoproteção e de regeneração da pele, melhorando a performance do protocolo INTIMATE NANOCARE nesta delicada região; associando benefícios de fortificação, acentuando a volumização e o rejuvenescimento íntimo quimicamente ativado pelo protocolo.
Lumière Peel Acnology - é um sérum com ação seborreguladora, que desobstrui os poros e combate as bactérias causadoras da acne. Possui nanoativos que potencializam o efeito secativo em lesões inflamatórias com redução do brilho intenso, além da adstringência livre de efeito rebote e ressecamento. Sua composição é enriquecida com cromóforos fotoestimulados, o que proporciona resultados otimizados em terapias fotodinâmicas com leds e laser de baixa potência.
Citrino Peel Complex - Sérum fotoativado que proporciona um novo conceito em tratamento de acne. Formulado para uso associativo em terapias fotodinâmicas com leds e laser baixa potência, possui intensa ação bactericida, equilibra a oleosidade, reduz o espessamento da camada córnea e libera a secreção dos folículos pilossebáceos. O peeling alia citrino micronizado, ativos cromóforos e UV-absorvedores aos ácidos mandélico, ferúlico, pirúvico e salicílico; azeloglicina, niacinamida, papaína, gluconolactona, complexos minerais orgânicos e prata metálica.
Fonte: Revista Les Nouvelles
SAC: (37) 3551-2000

 
 

















 


(11) 2604-3070
2015 - Belezain - Todos os direitos reservados. Termo de responsabilidade.

Desenvolvido e Hospedado por Megainter