HOME QUEM SOMOS CURSOS VITRINE EVENTOS CONTATO
(11) 98525-4063
 


 
 




 

Como ácidos potencializam os produtos para os cuidados da pele



 



 Como ácidos potencializam os produtos para os cuidados da pele

Uma ampla variedade de fórmulas de ácido está disponível para o uso de profissionais diversos da área de estética e beleza. Suas especificações variam entre fins estéticos e uso médico.
Há uma arte no desenvolvimento de formulações de ácidos; esta requer uma compreensão fundamental dos mesmos. Cada ácido tem uma finalidade específica, afetando as células da pele e a regeneração do tecido de maneira única.
Embora alguns ácidos sejam suaves, outros são muito mais intensos, dependendo do seu pH e se é ou não tamponado. Um ácido tamponado tem um pH mais baixo, o que o torna mais ácido e mais capaz de penetrar na pele. Quanto mais próximo o ácido estiver de um pH neutro (6,6-7,3), menos ácido ele será, o que significa que, será menos provável que cause irritações e, também, menos eficaz na pele. Mas claro, isso tudo depende do tamanho da molécula e de sua filia (afinidade química). Então, como escolher o melhor ácido?
 
Tipos de Ácido
Existem basicamente quatro grupos de ácidos que são amplamente utilizados na Indústria de cuidados da pele: os esfoliantes, os hidratantes, os clareadores e os antienvelhecimento.
* Os Esfoliantes
Esfoliantes do tipo AHAs infiltram-se em células da pele e afrouxam as ceramidas, substância semelhante à cola que junta as células. Glicólico, salicílico, láctico e málico, todos se enquadram nesta categoria.
Estes ácidos ajudam a revelar as células mais novas da pele que se encontram sob a superfície da pele morta. Se livrar de pele morta aumenta a renovação celular, permitindo que as novas células venham à superfície e a pele se torne brilhante.
* O ácido glicólico é derivado a partir de cana-de-açúcar e é o ácido mais amplamente utilizado. Contribui para o rejuvenescimento da pele com uma irritação mínima. Ele remove as células mortas, suaviza a textura, encolhe os poros, clareia manchas, equilibra as cicatrizes, reduz o aparecimento de rugas
e mantém brilhante pele. Seu tamanho molecular pequeno permite-lhe penetrar paredes celulares e incentivar ativamente a renovação celular.
* O ácido láctico é o melhor para peles sensíveis e no combate aos sinais de envelhecimento. É derivado do leite. Ele esfolia e suaviza linhas e rugas. Não é tão irritante como o ácido glicólico. Ele penetra facilmente na pele, porque é uma molécula pequena. Aparece em muitos produtos de cuidados da pele, principalmente porque ele fornece benefícios de hidratação.
* O ácido málico é uma versão mais fraca do ácido glicólico. É mais adequado para pessoas com pele muito sensível. Ele solta o vínculo que mantém as células mortas da pele juntos e também fornece benefícios antienvelhecimento.
* O ácido salicílico é um ácido beta-hidroxi (BHA). Apresenta menor risco de irritação, uma vez que é de auto neutralizante. Ele funciona como um esfoliante para remover células da pele descoloridas e danificadas. Além disso, melhora o tônus e produz um efeito lifting. O ácido salicílico trata a acne, pois seca as manchas que obstruem os poros, soltando a sujeira e óleos que estão presos. Estimula a descamação, a produção do colágeno e elastina, e fornece antioxidantes, suporte antisséptico e anti-inflamatório.
 
Os clareadores
Ácidos L-ascórbico, azelaico, kójico, e mandélico, todos trabalham em um nível mais profundo da pele para deter a produção de melanina e conferir um efeito brilhante.
* O ácido L-ascórbico é derivado de vitamina C na forma sintética. Ele transmite benefícios antioxidantes, iluminando a pele e aumentando o colágeno; é a versão sintética da vitamina C e trabalha para clarear a pele, proporcionando proteção de radicais livres contra o fotodano e elementos do ambiente, como a poluição que danifica a pele.
* O ácido mandélico é um AHA derivado da hidrólise do extrato de amêndoas amargas que vem sendo largamente utilizado no tratamento da acne, de manchas (inclusive de peles mais morenas) e do envelhecimento. Ele consegue equilibrar o processo de renovação epitelial por dois mecanismos: Estímulo mecânico ao promover a epidermólise, inicia-se o processo acelerado da renovação epitelial. Estímulo químico, após sua penetração intracelular, ajudando na auto regulação da produção de melanina, e por ação direta nos folículos pilosos e controle da produção sebácea.
* O ácido azeláico é muito útil para cuidados com a beleza e serve para o tratamento de acne e manchas da pele. Ele tem efeito antioxidante e anti-inflamatório, além disso, inibe a tirosinase, interferindo a produção excessiva de melanina, que causa manchas e melasma. Impede também o espessamento excessivo da pele e tem efeito antibacteriano, o que o torna eficaz no tratamento do acne.
* Muito citado quando o assunto é estética e cuidados com a pele, o ácido Kójico age ao inibir a formação da melanina, clareando as manchas existentes e também prevenindo sua piora. Outros atributos citados como vantagens é o fato de o ácido kójico não ser irritante nem fotossensível, podendo ser usado durante o dia e sem fugir do sol devido ao risco de estragar os efeitos previstos.
Hidratante
Funciona a um nível mais profundo da pele, de modo que hidratam mais do que os outros. Reduz a perda de água da pele causada pelo processo natural de evaporação, baixas temperaturas, banhos muito quentes ou por procedimentos dermatológicos, como peelings e laser.
* O ácido hialurônico proporciona um efeito hidratante. Ele permite que a pele retenha a água e é compatível com todos os tipos de pele. É o ingrediente chave em muitos hidratantes e preenchimentos injetáveis. Ele funciona de forma diferente porque é um ímã de umidade. Ele mantém as células hidratadas e unidas. Obtém-se um efeito de preenchimento ao injetá-lo. Nos produtos, proporciona a sensação de pele mais macia porque ele retém a umidade do ar para dentro da pele.
Os Antienvelhecimentos
Esta categoria inclui o ácido ferúlico, o ácido retinóico e o ácido alfa-lipóico.
* O ácido ferúlico é usado para produzir colágeno na pele e parar danos dos radicais livres. É derivado de sementes e folhas de plantas. O ácido ferúlico é geralmente combinado com outro ingrediente, como retinol ou vitamina C ou E para fornecer proteção extra ao sol e à poluição.
* O ácido retinóico é usado para tratar acne e o envelhecimento da pele. Ele é mais frequentemente usado em níveis que variam 0,025-1%. Derivado da
vitamina A, que acelera a produção de colágeno, mantém os poros limpos, acelera a renovação de células da pele e nivela o tom de pele. Embora a descamação da pele seja um efeito colateral desagradável, a renovação celular melhora a aparência da pele, fazendo com que pareça mais jovem. Além disso, a descamação é geralmente temporária. Retinol é um derivado da vitamina A. Além de tratar o envelhecimento induzido por UV e despigmentação, auxilia na síntese de colágeno e estimula a formação de células saudáveis. A pesquisa mostrou que o retinol é capaz de oxidar a ácido retinóico através da atividade enzimática, proporcionando as vantagens da vitamina A, sem seus efeitos colaterais. A maioria dos tipos de pele tolera retinol em formulações tópicas e ácidas.
* O ácido alfa-lipóico é utilizado para a proteção de antioxidantes e minimização de rugas. Derivados de plantas, o ácido alfa-lipóico possui grande penetração; isto é, ele pode penetrar em todas as camadas da célula e proporcionar uma considerável proteção contra os radicais livres. Isso ajuda a evitar danos à pele e normaliza os níveis de vitamina E e C, dando à pele um brilho saudável.
A linha Adélia Mendonça consolidou-se no mercado brasileiro por oferecer produtos diferenciados, com percentuais elevados em concentrações de ativos, matérias-primas especializadas com tecnologia de ponta, e variados ácidos disponíveis no mercado mundial da cosmiatria, que resultam em tratamentos insuperáveis em todas as afecções cutâneas faciais e sua manutenção de beleza.
Saiba mais sobre os nossos dermocosméticos, acesse a loja virtual: www.compreadeliamendonca.com.br
Clean Face Gel é um dermocosmético que atua no tratamento despigmentante. Seus ativos inovadores e complementares atuam em diversas etapas da formação das melanoses, estimulando a renovação dos tecidos córneos com intensa atividade antioxidante e de uniformização do tom da pele. Além de apresentar ativos componentes como o Ácido Glicólico e o Éster de Ácido Lático de Amônia, ele agora também possui todo o poder de um dos agentes clareadores mais potentes e seguros do mercado, o Hexylresorcinol - ativo indicado para o clareamento e proteção da pele, pois exerce efeitos antioxidante, clareador e despigmentante. Seus multibenefícios incluem a redução de focos de oleosidade, devolvendo luminosidade à pele; aceleração da renovação celular, promovendo o rejuvenescimento facial; harmoniza o aspecto da pele contribuindo para a sua uniformidade, e possui ação neutralizante de radicais livres.
Regeneratrice é desenvolvido a partir de uma formulação nobre com o objetivo de reunir, em um só produto, ativos sinérgicos com atividade na regulação da oleosidade, regeneração celular e pigmentação da melanina da pele, além de uma ação hidratante que, juntos, promovem a melhoria da qualidade total da pele. Com blend que associa um complexo dos ácidos cítrico, glucônico e ferúlico ao extrato de Waltheria indica, Regeratrice promove a manutenção da cor da pele com normalização de depósitos melânicos. Indicado para peles com sardas e manchas suaves. Seus ativos de efeito tensor e o ácido hialurônico promovem a redução das linhas de expressão e aumento da expressão de tonicidade da face, melhorando os contornos do rosto com estrutura sérum oil control.
Acnology Nanoserum é um sérum para uso diário (home care), que possui uma composição nanotecnológica para o combate das manifestações acneicas. Possui alto grau de precisão e sua indicação é ampla, podendo ser utilizado por acne juvenil, escoriações acneicas, inflamatórias e da mulher adulta ou hormonal. Sua textura tecnológica permite absorção em níveis inéditos. Associa um complexo de lipossomas ácidas com propriedades queratolíticas, seborreguladoras, dermoestimuladoras e com ação antimicrobiana e bactericida. A combinação do ácido salicílico aliada ao ácido lactobiônico permite que o uso diário promova uma suave ação de peeling, com intensa renovação celular que controla a oleosidade, refina a camada córnea e desobstrui os poros. Possui ainda excelente propriedades de cicatrização sobre as lesões da pele, complementando o tratamento de graus mais avançados da acne.
Fonte: Cosmetic Innovations
Para mais informações acesse:
www.adeliamendoca.com.br/blog
SAC: (37) 3551-2000

 
 










 


(11) 98525-4063
2015 - Belezain - Todos os direitos reservados. Termo de responsabilidade.

Desenvolvido e Hospedado por Megainter