HOME QUEM SOMOS CURSOS VITRINE EVENTOS CONTATO LOJA VIRTUAL
(11) 2604-3070
 


 
 




 

Os óleos Medicinais na Massoterapia Ayurvédica - Prof° Miguel Diniz



 

Os óleos Medicinais na Massoterapia Ayurvédica

Prof° Miguel Diniz

 

O Ayurveda recomenda a utilização de óleos medicinais durante a massagem, porém estes óleos devem ser provenientes de sementes vegetais cultivadas organicamente sem agrotóxicos, prensados a frio para manter as propriedades medicinais da planta.

Não devem ser misturados com óleos minerais, que não são absorvidos pela pele; ao contrário, formam uma camada sobre ela fechando os poros evitando que a pele respire.

Devemos tomar muito cuidado com isto, pois a maioria dos óleos para massagem vendidos no mercado apresentam em sua composição óleos minerais, inclusive parafina, o que irá a longo prazo ser prejudicial a pele.

Na medicina Indiana existem centenas de tipos de óleos medicinais e a escolha do óleo adequado irá depender do diagnóstico do desequilíbrio dos Doshas, por isto é fundamental que antes de iniciar o tratamento com a massoterapia seja apontado a Vikrithi ou condição do desequilíbrio do paciente para que o óleo adequado seja indicado.

Óleo de Gergelim
O óleo de gergelim é o mais utilizado para massagem, não apenas na Índia, mas também é largamente empregado na China na escola de Tui Na ou massoterapia chinesa.
É usado também como base para as fórmulas mais complexas de óleos medicinais. O óleo de gergelim é untuoso, pesado, doce, amargo, adstringente e quente.
Está indicado nas doenças causadas por Vata aumentado e também por Kapha, mas deve ser evitado nas doenças devido a desequilíbrio de Pitta por seu um óleo quente (o que tende a agravar Pitta corporal).
Está indicado nos casos de inchaço, quadros dolorosos, alterações musculares, pele seca, envelhecimento precoce, promove a saúde das mamas e da pele, atua rejuvenescendo, aumentando a virilidade e a vitalidade,

Óleo de Côco
É também muito utilizado no subcontinente indiano para massagem. O óleo de côco é doce, relativamente leve, untuoso e refrescante. Devido às suas propriedades frias é indicado para os distúrbios do tipo Pitta.
Está indicado nos quadros com alterações cutâneas como fissuras, queimaduras, inflamações, eczemas e infecções por fungos porque possui propriedades antissépticas.
Quando utilizado na culinária, este óleo pode aumentar Kapha; por isso deve ser cozido com ervas que diminuem Kapha, como a mostarda e o azeite. O óleo de côco é indicado para pessoas que habitam regiões quentes, pois possui propriedades refrescantes.
Por causa disso, está indicado para pessoas com excitação sexual exacerbada. Na Índia, o côco é considerado uma fruta sagrada com muitas propriedades medicinais.

Óleo de Mostarda
É um óleo muito popular na Índia para massagem pois possui propriedades medicinais que aliviam a tensão e rigidez muscular sendo muito utilizado pelos lutadores e fisiculturistas.
Atua purificando o sangue e eliminando toxinas, está indicado no caso de doenças de Kapha e Vata aumentado. O óleo de mostarda é untuoso, amargo, picante, forte e amornante.
É um excelente medicamento para a queda de cabelos e pode ser usado nos casos de reumatismo, artrite e gota quando associado a cânfora.

Azeite de Oliva
O azeite é untuoso, levemente amargo, e amornante. Pode ser usado na massagem ainda que seja mais espesso que os outros óleos. É considerado um óleo quente e é utilizado nos casos de reumatismo, gota, artrite, muitas vezes em associação com o óleo de gergelim.
Podemos diminuir a sua viscosidade ao misturá-lo com óleo de gergelim, ou torná-lo menos quente ao adicionar óleos refrescantes como a rosa e o sândalo. O óleo de oliva e o óleo de mostarda são os melhores óleos para Kapha aumentado.

Óleo de Amêndoas
Este óleo é doce, untuoso, pesado e quente, sendo indicado nas desordens de Kapha. Seu uso na Índia é restrito devido ao seu alto custo, sendo utilizados por crianças e idosos.
Afirma-se no Oriente que se este óleo for colocado ao sol por 40 dias, em um frasco de vidro cor de laranja, assume propriedades especiais trazendo alegria, dissolvendo ansiedades e purificando o sangue.
Associado ao leite este óleo torna-se tônico, sendo muito utilizado como bebida pelos praticantes de artes marciais na Índia.

Outros óleos:
GHEE - utilizado para massagem facial, pois elimina rugas

ÓLEO DE CAMOMILA - Auxilia nas dores musculares

ÓLEO DE COENTRO - elimina o excesso de calor corporal

ÓLEO DE CRAVO - auxilia nos problemas dentários e nas micoses de unha

ÓLEO DE SÂNDALO - é refrescante e promove a espiritualidade, auxilia na insônia, dor de cabeça e neurastenia

ÓLEO DE SEMENTE DE ABÓBORA - auxilia na insônia, ansiedade, memória deficiente.

ÓLEO DE SEMENTE DE UVA - está indicado na bronquite, reumatismo, alterações de pele, eczemas e é vermífugo.

ÓLEO DE BRAHMI - auxilia nos problemas do sistema nervoso, pois alivia Vata aumentado, ajuda a memória e melhora a insônia.
O Brahmi é uma espécie de Centella asiática, planta muito utilizada na fitoterapia indiana.
 
Prof.Miguel Diniz
Fisioterapeuta-Dermato Funcional-Estéticista Facial e Corporal-Terapeuta Holístico
Fisioterapeuta - UNOESTE 1983
Terapeuta Holístico - UNIPAZ - RJ
Técnico em Estética Facial e Corporal SENAC - SP 1983
Professor e palestrante há mais de 30 anos de vários congressos, faculdades e empresas, com especializações no Brasil e no exterior.
Celular: (018) 981184954 TIM
           (011) 97552-4901 VIVO e Whatsapp
Skype: migueldiniz25
Face: Miguel Diniz
www.profmigueldiniz.blogspot.com
 

 
 















 


(11) 2604-3070
2015 - Belezain - Todos os direitos reservados. Termo de responsabilidade.

Desenvolvido e Hospedado por Megainter