HOME QUEM SOMOS CURSOS VITRINE EVENTOS CONTATO LOJA VIRTUAL
(11) 2604-3070
 


 
 




 

Quais os efeitos reais da Massagem? - Parte 6 - Joelson Facchini



 
Quais os efeitos reais da Massagem? - Parte 6
Um enfoque sobre a profissão e literatura
Joelson Facchini

 
Efeitos Fisiológicos da Massagem

Efeitos sobre o Tecido Adiposo 

É o tecido que se acha logo abaixo da pele, vasos sangüíneos e linfáticos circulam em sua superfície. É constituído de fibras elásticas e células conjuntivas. A massagem sobre este tecido repara os males causados pela insuficiência circulatória (varizes e celulite).

Neste tecido, a massagem deverá ser um pouco mais enérgica, mas nunca com força exagerada, pois pode haver hematomas, e uma massagem onde o paciente apresenta hematomas foi mal feita (Wood & Domenico), pois ocorreram rupturas de vasos sangüíneos e capilares linfáticos, e isso só vai prejudicar o trabalho do profissional, acarretando muitas vezes na perda do paciente.

A espessura do tecido celular subcutâneo é variável, dependendo da maior ou menor quantidade de gordura localizada no paciente.

A massagem no tecido celular subcutâneo adiposo localizado facilita mobilização de líquidos corporais, aumentando, assim, em alguns casos, a diurese e o trabalho intestinal.

Muitos profissionais afirmam que a massagem pode "queimar" gorduras. Esses profissionais apenas deturpam os conhecimentos de anatomia e fisiologia, pois a massagem não "queima" gordura. E na literatura médica séria (Guyton 2002 e Jacbson 1988) não há menção de algo desse tipo. A única forma de "queimar" gorduras é fazer um sério trabalho de reeducação alimentar e exercícios físicos. Neste caso sim, a massagem poderá auxiliar numa desintoxicação e melhorar a auto-estima do paciente.

Krusen (1941) sustentou que a observação clínica e tentativas de eliminação, de gordura com massagem foi falho, o que se consegui foi somente pequenas hemorragias nas regiões submetidas ao tratamento.

Estudos microscópicos das áreas massageadas não revelaram nenhuma alteração na gordura, segundo Wrigth, Kalb (1975) somente pequenas hemorragias subcutâneas.

JOELSON FACCHINI
Professor da ESCOLA FISIO VITAE, FLORIANÓPOLIS - SC
Endereço: R. Felipe Schmidt, 309 sala 801 – Centro
Florianópolis – SC
Tel.: (48) 3322-2297
Site: www.fisiovitae.com.br 
E-mail: joelsonfachini@gmail.com 

 
 















 


(11) 2604-3070
2015 - Belezain - Todos os direitos reservados. Termo de responsabilidade.

Desenvolvido e Hospedado por Megainter