HOME QUEM SOMOS CURSOS VITRINE EVENTOS CONTATO LOJA VIRTUAL
(11) 2604-3070
 


 
 




 

1- Quais os efeitos reais da Massagem? - Joelson Facchini



 
  Quais os efeitos reais da Massagem? 

Um enfoque sobre a profissão e a literatura - Parte 1
Joelson Facchini
 

 Em sua opinião, o que se pode definir como massagem? Alguns podem dizer que seria passar um deslizante sobre a pele, outros alegariam que são movimentos de vai e vem, com ou sem pressão. Dizem, até mesmo, que massagem tem que doer ou deixar hematomas, pois senão não haverá nenhum efeito.

Mas você já se perguntou quais os reais benefícios da Massagem? Ou como funciona a maioria dos movimentos que existem?
Por que muitos afirmam que nosso trabalho não passa de "charlatanismo"? E quem realmente pode efetuar Massagem? Quem pode receber Massagem?
A Massagem, muitas vezes, é menosprezada por se achar que máquinas ou equipamentos são melhores, ou é substituída por outros métodos mais fáceis de serem praticados, ou inventa-se algo parecido com Massagem.
A própria prática da massagem confunde-se com a história da civilização humana, pois várias culturas, de diferentes países e diferentes épocas, possuem alguma forma de massagem. A partir do século XIX, profissionais das áreas de medicina, enfermagem, fisioterapia, ed. física, entre outras ligadas à saúde, começaram a demonstrar interesse pela prática da massagem, dando, assim, novos rumos e bases de anatomia e fisiologia, tão importantes para a perfeita prática e compreensão dos efeitos da massagem.
Com isso, começaram a surgir problemas, pois alguns achavam (e continuam achando) que fazer Massagem é simples e não precisa de muitos conhecimentos, passando, então, a deturpar a Profissão de Massagista ou Massoterapeuta. É comum, ainda hoje, serem procurados cursos baratos e sem qualidade, que deixam o futuro do profissional perdido e sem segurança. Existem também empresas que não respeitam o Pofissional sério, pois vendem ou ministram cursos ou treinamentos de um dia para pessoas que nunca freqüentaram um curso sequer, ou que não têm a mínima noção de anatomia e fisiologia humana.
Assim, podemos ver como essas empresas ou seus representantes "RESPEITAM" os Profissionais sérios e competentes. Muitas vezes eles visam somente lucro e não ligam se o comprador é ou não formado. Com isso, muitos, e com razão, nos tacham de "passadores de creme". É isso o que queremos?
Cabe a nós zelar e fazer respeitar nossa profissão.

Definições de Massagem

A prática consciente e profissional da massagem depende de termos um bom entendimento em anatomia e fisiologia, conhecimento esse que muitas vezes nos é negado em cursos ou eventos. Então devemos ir em busca disso.
O ato de fazer Massagem exige que tenhamos uma habilidade consciente de nossas mãos e cérebro, pois já que não temos acesso ao interior do corpo de nosso paciente, as mãos farão o papel de "olhos, nos mostrando desde alterações sutis até problemas mais sérios, em todas as camadas de tecido e fáscia corporal". Para isso, devemos ter em mente que as avaliações por palpação são muito importantes, já que nossos dedos são ricos em terminações nervosas conectadas diretamente ao nosso cérebro.
Nada pode substituir nossas mãos, pois além dos estímulos reflexos que conseguiremos em nosso paciente, tais como aumento do retorno venoso e linfático, ainda iremos interagir com o SNA, proporcionado alívio e bem-estar para o paciente. Podemos ainda contribuir com a amplitude articular e o alongamento passivo.
Aqui citamos algumas definições da massagem:
Dicionário Médico 1886 (THOMAS MEDICAL DICTINARY): palavra originada do grego, quer dizer amassar;
Conceito Americano 1900: é um termo novo amplamente aceito na Europa e América para determinar um grupo de manobras feitas com as mãos como: a fricção, amassamento, manipulação dos tecidos do corpo, com objetivo curativo ou até apenas paliativo;
John Coulter 1932: De acordo com o conceito atual, a massagem inclui um grande número de manipulações dos tecidos e órgãos com fins terapêuticos;
Gertrude Beard 1952: massagem é o termo usado para designar certas manipulações dos tecidos moles do corpo; estas manipulações são mais eficazmente aplicadas com as mãos e administradas com o propósito de produzir efeitos sobre o sistema nervoso, muscular, respiratório e circulatório sangüíneo e também linfático.
Essas são algumas definições da massagem que encontramos em vasta literatura, mas poderemos definir a massagem da seguinte forma:

MASSAGEM É TODO E QUALQUER MOVIMENTO FEITO COM AS MÃOS, MAS NEM SEMPRE (podem ser usados os pés, cotovelos, etc.), QUE VISA A MANIPULAÇÃO DE DETERMINADOS TECIDOS CORPORAIS (fáscia, camada adiposa, etc.) COM FINS ESTÉTICOS OU TERAPÊUTICOS, PROMOVENDO UM AUMENTO DA CIRCULAÇÃO DE RETORNO SANGÜÍNEA OU LINFÁTICA, ALÍVIO E BEM ESTAR GERAL.
 
    JOELSON FACCHINI
Professor da ESCOLA FISIO VITAE, FLORIANÓPOLIS - SC
Endereço: R. Felipe Schmidt, 309 sala 801 – Centro
Florianópolis – SC
Tel.: (48) 3322-2297
Site: www.fisiovitae.com.br 
E-mail: joelsonfachini@gmail.com
 
Formação: MASSOTERAPEUTA, em 1996, pela Escola SOS CORPO - Caxias do Sul/RS. 
Registros: Fundação Educacional e Cultural Padre Landell de Moura  FEPLAM, sob o nº141.323. 
Departamento de Proteção a Saúde  DPS, sob o nº 024/15ª Delegacia Regional de Saúde. 
Associação de Ensino Profissionalizante do Rio Grande do Sul  AEPERS, sob o nº0074/00. 
Especializado em MASSAGEM TERAPÊUTICA, em 2000, pela Escola SOS CORPO - Caxias do Sul/RS. 
Registro: Escola SOS CORPO, sob nº 94/93 009. 
ESPONDILOTERAPEUTA, em 2000, pela Escola SOS CORPO - Cx. Sul/RS. 
Registro: FEPLAM nº 196.613. 
Habilitado em TERAPIAS DAS PEDRAS NATURAIS, em 2004, pelo CENTRO HOLISTICO IDHERA  OA/RS. 
Registro: FEPLAM nº 236.467. 
LINFOTERAPEUTA, especializado nos MÉTODOS FÖLDI, LEDUC, VODDER E PROPELI de Drenagem Linfática Manual.

 
 















 


(11) 2604-3070
2015 - Belezain - Todos os direitos reservados. Termo de responsabilidade.

Desenvolvido e Hospedado por Megainter