HOME QUEM SOMOS CURSOS VITRINE EVENTOS CONTATO
(11) 98525-4063
 


 
 




 

DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL NO PÓS-OPERATÓRIO DE DERMOLIPECTOMIA ABDOMINAL



 



 

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA 

Jéssica Torres Rondon de Miranda 
Luiza Helena O. S. Taiba
Michele Santana de Carvalho
Prof. Orientador: Natalie Andrade 
 

DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL NO PÓS-OPERATÓRIO DE DERMOLIPECTOMIA ABDOMINAL
 
Resumo
 
A Drenagem Linfática Manual (DLM) é a ativaçãodo sistema linfático, a fim de fazer com que este trabalhe de forma mais rápida para a evacuação do líquido intersticial através das fendas microscópicas nos tecidos (canais pré-linfáticos) e, da linfa, através dos vasos linfáticos (Herpertz, 2006). Essa estimulação do sistema linfático através da DLM é um dos recursos indicados para o pós-operatório,auxiliando muito na recuperação dos clientes de cirurgias estéticas, como por exemplo a Dermolipectomia Abdominal.
A Dermolipectomia abdominal, também chamada de abdominoplastia, remove cirurgicamente o excesso de pele e gordura que se encontram entre o umbigo e o púbis da área abdominal. Dependendo das necessidades do paciente os músculos da parede abdominal são aproximados através de plicatura. A incisão é feita em forma de meia-lua e seu comprimento depende do excesso de pele e da gordura a ser removida. Pode ser realizada entre homens e mulheres com flacidez tissular e muscular. Esse procedimento que retira cirurgicamente tecido compromete o funcionamento da região abdominal, resultando em complicações frequentes como edemas, fibroses, hematomas, dor, rompimento das ligações da circulação linfática, entre outras.

Sendo assim, por meio do estudo de revisão concluiu-se que a drenagem linfática manual se mostrou eficiente para as possíveis complicações do pós-operatório do paciente submetido à Dermolipectomia Abdominal. 
 
Publicação Belezain:  TC-00150 - 14/12/2015
 

 

 


>> Trabalho Completo <<
 










 


(11) 98525-4063
2015 - Belezain - Todos os direitos reservados. Termo de responsabilidade.

Desenvolvido e Hospedado por Megainter